sábado, 31 de outubro de 2015
O TESTEMUNHO DO NOSSO AMOR PODE VENCER QUALQUER INDIFERENÇA
Ninguém fica indiferente ao testemunho do amor mútuo, pois exprime nem que seja um sentimento de inveja por não conseguir ainda inserir-se no círculo de sua atuação. Mesmo essa reação é positiva, pois significa o desejo de viver a regra de todas as regras, que supera todas as leis, que é a vida do amor recíproco.
O amor mútuo tem uma força que é ao mesmo tempo centrífuga e centrípeta, no sentido que tanto atrai as pessoas para dentro desse círculo do bem, como se expande e se propaga indo além de todas as barreiras.
E qual é a contribuição de cada um de nós para que isso se realize?
Sair do comodismo, colocar-se no lugar do outro, tomar a iniciativa de amar por primeiro, eliminar o individualismo e estabelecer como prioritária a vida de comunhão com o irmão, com o grupo, com a família, com a comunidade.
Esse é o tipo do amor que é sempre votorioso, que é antecipação do paraíso, que é viver assim na terra como no céu.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
QUANDO NOS AMAMOS MUTUAMENTE TUDO É POSSÍVEL
O amor não conhece barreiras. Nada pode frear a sua capacidade de superar obstáculos.
É assim o amor de uma mãe e de um pai pelo filho, para vê-lo bem em todos os aspectos.
É assim entre irmãos que se amam de verdade, entre amigos, em uma comunidade unida.
O amor entre nós não deve conhecer interrupções motivadas por mal entendidos, discórdia de opiniões ou qualquer tipo de diferença.
Não se cansa e não desanima por causa das dificuldades, mas vê em todas elas a possibilidade de ir além da dor, assumindo as cruzes com amor redobrado, com amor extremo de quem está pronto a dar a própria vida.
É esse o amor que Deus tem por nós e deu provas disso na pessoa de Jesus.
Façamos então a nossa parte, pois é isso que Deus quer de nós, que estejamos unidos por um amor que remove montanhas, que se dobra mas não se rompe, que não conhece a morte, pois renasce a cada dia.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
O AMOR MÚTUO ATRAI A PRESENÇA DEUS
Quando vivemos o amor mútuo sentimos a presença de Deus em nós e entre nós. Nosso coração arde com a chama do seu amor que se revela como luz, alegria plena, força, coragem e vida.
Coloco aqui um pequeno trecho de uma meditação de Chiara Lubich que fala sobre o valor dessa presença de Deus.
"Se estamos unidos, Jesus está entre nós. E isto vale! Vale mais do que qualquer outro tesouro que nosso coração possa ter: mais do que a mãe, o pai, os irmãos, os filhos.
Vale mais do que a casa, o trabalho, os bens; mais do que as obras de arte de uma grande cidade como Roma; mais do que os nossos afazeres, mais do que a natureza que nos circunda, com as flores e os campos, o mar e as estrelas; vale mais do que a nossa própria alma." (Chiara Lubich)
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
O AMOR MÚTUO É ENVOLVENTE
Na minha juventude conheci um grupo de jovens que viviam realmente o amor mútuo entre eles. Vi que estavam prontos a dar a vida uns pelos outros. Isso me envolveu de tal maneira que aderi imediatamente à proposta e até hoje procuro viver o amor nessa dimensão de reciprocidade.
Ele atrai, envolve e compromete. Não se pode ficar indiferente uma vez que se entrou em seu ritmo. É dinâmico e criativo, a sua prontidão é para todas as horas.
Mas existe uma razão para que seja assim. É que a vida do amor mútuo atrai a presença de Deus entre nós e é Ele quem abrasa nossos corações.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 27 de outubro de 2015
TESTEMUNHAR DEUS COM A VIDA
Para testemunhar Deus com a vida, não precisamos de palavras, basta fazer a diferença: ser o fermento na massa, o sal que dá sabor ao alimento, a luz que ilumina. Jesus repetiu muitas vezes esses conceitos. É o "ser" que conta, antes do "falar".
Quem dá testemunho com a vida, quando fala, apenas narra o trabalho de Deus em sua vida, revela o seu segredo que é a presença de Deus em tudo que faz. Daí a eloquência de seu falar, sem muitas palavras, mas com autenticidade.
As palavras não são suficientes para falar de Deus, mas em quem o testemunha com a vida, transparece a sua graça e sua presença.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
AMARMO-NOS INDO ALÉM DAS APARÊNCIAS
Não existe aparência mais terrível do que a do crucificado: sofrimento extremo, chagas, coroa de espinhos, além do mais, morrer na cruz era uma condenação para bandidos e criminosos, e ele tinha essa aparência moral naquele momento.
Mas quem o conhece, sabe que merece ser amado, deve ser amado, pode ser amado. Como e quando? Em todos aqueles que o assemelham.
Outras aparências mais banais que nos impedem de amar são a antipatia, a arrogância, a anarquia, a vulgaridade e a indiferença. Mesmo que sejam reais, devemos ir além, devemos amar mesmo assim. Nada deve frear o nosso amor ao próximo.
Apolonio Carvalho
domingo, 25 de outubro de 2015
ACREDITAR NA FORÇA DO AMOR ENTRE NÓS
Essa é a nossa tábua de salvação, porque acreditar somente nas próprias capacidades nos leva ao fracasso, sobretudo se queremos construir uma Obra de Deus.É como me sinto hoje. Impotente, incapaz de realizar aquilo que Deus me pede e ainda por cima, pondo a culpa nos outros.
Preciso acreditar que o amor entre nós é verdadeiro. E se não for, que se torne. Porém, não posso esperar pelos outros, tenho que tomar a iniciativa.
Peço forças a Deus para superar a mim mesmo e ir ao encontro dos irmãos com a determinação de redeclarar a minha disposição em dar a vida por cada um.
Que assim seja!
Apolonio Carvalho
sábado, 24 de outubro de 2015
TER MISERICÓRDIA
A misericórdia é um atributo de Deus, que Ele deseja que todos nós assimilemos.
Ela vai muito além da mera tolerância, ela aceita o outro como é, com seus defeitos e qualidades. Depois, demonstra essa aceitação com um perdão irrestrito, com um amor que cobre todas as faltas. Só depois disso ela corrige. Na verdade, as duas coisas são simultâneas, pode-se corrigir alguém e ter misericórdia ao mesmo tempo, o que significa colocar o amor antes de tudo.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
NÃO TER INVEJA UNS DOS OUTROS
A inveja é considerada um dos pecados capitais porque nos leva a desejar posses, status, habilidades e até mesmo dons espirituais que outros conseguiram. A palavra vem do latim invidia que significa olhar com malícia.
Ela é muito sutil e se manifesta de várias formas: como uma crítica à pessoa, com a difamação e o desdém, com desprezo ou com seu oposto, a bajulação e a subserviência.
A forma mais eficaz de combater a inveja é com a virtude da generosidade. Sermos generosos em gestos e palavras e na doação de nós mesmos, de tudo que somos e temos, como fruto da caridade.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
PERDOAR-NOS UNS AOS OUTROS
O amor destilado pelo perdão dá leveza à alma e liberta o coração de sentimentos corrosivos como o rancor e a mágoa. Dá igual benefício a quem perdoa e a quem é perdoado.
A humildade e a benevolência quando se encontram, saciam a sede de quem busca justiça e disseminam a harmonia entre nós; a humildade de quem pede perdão e a benevolência de quem o concede.
Não pedir perdão é como trancar as portas do próprio cárcere; não conceder perdão é como manter um animal feroz enjaulado dentro de si.
Hoje li uma frase em Tiago 2, 13b que me tocou muito:
"A misericórdia triunfa sobre o julgamento."
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
RECONHECER-SE COMO IRMÃOS
Essa frase vale para qualquer pessoa, mesmo as que gostaríamos de manter distanciamento. Somos filhos do mesmo Pai.
Mas esse reconhecimento deve ser feito no agir, no falar e até mesmo em pensamentos.
Isso exige um esforço da parte de cada um e sobretudo não pode haver cobrança, porque senão estamos querendo apenas ser reconhecidos e não reconhecer. A única cobrança deve ser a minha iniciativa.Irmãos de sangue nem sempre se reconhecem como tal. Vale para eles o esforço mútuo e cotidiano.
Quais os sinais visíveis desse reconhecimento?
Onde houver perdão, concórdia, prontidão ao serviço, escuta, perseverança no amar e na doação.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 20 de outubro de 2015
VIVER O AMOR ENTRE NÓS CONCRETAMENTE
A maior declaração de amor que podemos dar uns aos outros é na vida, no agir concreto.
A presença vale mais que mil palavras bonitas; estar junto em momentos bons e ruins é mais eloquente do que dizer gosto de você.
O amor tem consequências práticas com mangas arregaçadas: está por perto na hora das alegrias, está ao lado na hora da luta, está à frente na hora da dificuldade.
Não deixa que o outro conheça a solidão, nem que perceba sua ausência.
Amar concretamente é fazer pelo outro como faria por mim.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
AJUDAR-NOS UNS AOS OUTROS PARA TESTEMUNHAR DEUS
O testemunho individual é muito eficaz, pois temos a oportunidade de mostrar o trabalho de Deus em nossa vida.
Mas o testemunho coletivo de uma comunidade chama a atenção de todos. Atrai os olhares e os interresses, porque notam a comunhão entre todos.
Se alguém deve falar e outro o acompanha, a unidade está garantida e o resultado é além de nossas capacidades.
Se alguém deve realizar uma obra e não está sozinho, aquele feito não é visto como a obra um indivíduo, mas de Deus.
São muitos os exemplos onde a ajuda recíproca é um forte testemunho.
Apolonio Carvalho
domingo, 18 de outubro de 2015
DAR ESPERANÇA
Hoje se festeja o dia de São Lucas, que era médico, e por isso muitos países festejam o dia do médico em 18 de outubro.
A nossa missão não é apenas curar, mas distribuir esperança. Dar esperança a todos: esperança de cura, de melhoria na qualidade de vida, de relacionamentos verdadeiros, esperança de escuta e amizade que vão muito além das doenças, e esperança de viver a vida com dignidade até o último respiro.
Esperança de sanar o mal da maioria dos males, que é a solidão.
Esperança que cada um se sinta parte de uma família.
Esperança de curar-se dos males da alma, oferecendo compreensão, benevolência, perdão, acolhida e um amor que não faz distinções. E neste quesito, todos somos médicos.
Apolonio Carvalho
sábado, 17 de outubro de 2015
INFLUIR NO NOSSO AMBIENTE DANDO O EXEMPLO
Que atitudes devo mudar para começar a dar um exemplo de coerência?
Deus abomina a hipocrisia. Jesus chamava de raça de víboras aos fariseus e doutores da lei, que impunham pesados fardos ao povo, mas não os tocavam nem com um dedo.
No final de cada dia faço um exame de consciência, para detectar em que pontos errei, onde devo corrigir a conduta e o que posso fazer para melhorar o que já faço de bom.
A coerência no agir e no falar me concede autoridade moral e me dá condições para a filiação divina.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
O AMOR MÚTUO GERA A COMUNIDADE
O amor gratuito, que procura se igualar ao amor que Deus tem por cada um de nós, faz nascer a comunidade.
Assim nascem as famílias, as comunidades eclesiais, as associações de fiéis, os movimentos de renovação espiritual e as congregações religiosas.
Se nascem do amor mútuo, nascem de Deus.
Deus nos ama gratuitamente e nos dá a sua salvação. Se conseguíssemos a salvação por obras praticadas, seria um comércio fácil, mas ela nos foi dada gratuitamente pela fé.
As obras são os frutos desse amor, como também a comunidade, gerada por um amor vivo, pulsante e eficaz.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
COM A UNIDADE TEMOS A FORÇA DE IR EM DIREÇÃO A TODOS
Se estamos unidos no nome de Deus, do Bem, de sua Palavra e de seu Ensinamento, somos um, e teremos a força de Deus.
Iremos a todos levando essa força que é Luz e esclarece todo saber. Não podemos contê-la como riqueza própria e individual, devemos passá-la adiante, pois ela quer chegar a todos.
Se estamos unidos, o Mestre dos Mestres está entre nós e será ele a ensinar e conduzir as multidões como o fazia na Palestina durante sua vida terrena.
O conhecimento humano tem a capacidade de transformar muita coisa, mas o ensinamento de Jesus transforma a nós mesmos, transforma-nos nEle. Na vida de sua Palavra seremos outros Jesus-Mestre.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
AJUDAR-SE RECIPROCAMENTE
Quem já experimentou amar o próximo realmente como a si mesmo, descobriu uma força que nunca tinha sentido antes.
Quando esse amor é recíproco, essa força torna-se visível aos olhos de quem nos observa. Entendem que há algo diferente entre nós, que não somos apenas nós, tem mais alguém no nosso meio, e Ele é essa força, luz, ardor, alegria plena, que os outros desejam conhecer.
Por essa razão Jesus falou "Nisto reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."(João 13,35)
Apolonio Carvalho
terça-feira, 13 de outubro de 2015
PRESTAR ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DO OUTRO
Os pais que dão tudo que a criança pede, na verdade, não estão satisfazendo as suas necessidades, mas comprando seu afeto. Isso vicia e deforma o caráter.
A atenção que todos querem, mesmo as crianças, é de escuta, de acolhida total, de alguém que se faça um na alegria e na tristeza.
Prestar atenção é ser paciente, não se irritar, acreditar que o outro é capaz, não guardar rancor, desculpar, sofrer com ele, alegrar-se com a justiça e a verdade, fazer de tudo para que o bem triunfe.
Prestar atenção ao outro é amar concretamente, sem resquícios de egoísmo.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
ESTAR PERTO DOS ÚLTIMOS
Quem são os últimos?
Será que devo obrigatoriamente ir atrás dos mais necessitados?
Para quem sente isso como uma missão, ótimo. Mas para quem não sente, as oportunidades vem até ele.
Um amigo que sofre, um familiar em dificuldade, um desconhecido desesperado que cruza meu caminho, um refugiado que posso ajudar mesmo de longe, uma criança doente ou em situação de risco.
Toda pessoa que de algum modo, estando ao meu lado, tem uma necessidade identifica-se com o último em relação a mim.
Essa é a simplicidade da criança evangélica: não faz questionamentos, mas ama com prontidão.
Apolonio Carvalho
domingo, 11 de outubro de 2015
TRATEMO-NOS COMO IRMÃOS
Tratar-se como irmãos deveria ser um requisito gravado em nosso coração antes de qualquer contato com os outros, com qualquer pessoa, sobretudo aquela que está diante de nós no momento presente.
Em todo o ensino religioso, esse aspecto é repetido com insistência. Entende-se que sem ele não se consegue ter um relacionamento autêntico com o próprio Deus.
As leis humanas, por outro lado, reforçam esse ensinamento criando leis que favorecem o convívio.
A diferença está em fazê-lo por amor: amar o irmão para amar a Deus; amar a Deus através do irmão.
Apolonio Carvalho
sábado, 10 de outubro de 2015
A CARIDADE ENTRE NÓS ATRAI
"Vede como se amam e estão dispostos a morrer uns pelos outros."(Tertuliano)
Esse era o comentário que se fazia a respeito dos cristãos já no século III.
Uma comunidade que se ama é atraente, chama a atenção de todos e muitos querem juntar-se a ela.
Mas pode atrair também o ódio, como vemos ainda hoje em várias partes do mundo. E aí se verifica, mais uma a vez, a segunda parte da frase de Tertuliano "...e estão dispostos a morrer uns pelos outros." Sim, ainda existem comunidades que dão testemunho do amor extremo.
Vivamos também nós essa dimensão da caridade em nossas famílias e comunidades. Que quem nos vê possa exclamar: Vede como se amam!
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
O AMOR ENTRE NÓS TESTEMUNHA DEUS
Não podemos dizer que cremos em Deus e dar um contra testemunho por não viver o amor mútuo.
Jesus afirmou que será por isso que seremos reconhecidos como seus discípulos, se nos amarmos. É o nosso distintivo.
Mas mesmo alguém que não tem uma convicção religiosa, se vive o amor recíproco, dá testemunho da fraternidade universal que somos chamados a construir.
A demonstração desse amor não é romântica e com palavras bonitas, é feita com o serviço, com a prontidão e disponibilidade em vivermos uns pelos outros.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
O AMOR MÚTUO GERA A UNIDADE
A unidade traz consigo muitos efeitos, como a paz, harmonia, luz e solução aos problemas, força e coragem na jornada, alegria verdadeira e energia espiritual. E muito mais.
Para obtê-la com êxito, devemos viver o amor mútuo como Jesus pediu: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."(João 15,12) Essa deve ser a medida do amor para obter a unidade.
A unidade se realiza plenamente quando atrai a presença de Deus entre nós. Já não seremos muitos, mas um só.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
TER SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO
Ser simples de coração é ter um coração que não conhece condicionamentos. Nem mesmo os sentimentos o podem condicionar, ele é livre e ama a todos.Às vezes nos deixamos condicionar por sensações, impressões que podem não ser verdadeiras, ou comportamentos massificados "porque todo mundo faz assim".
O amor está acima das regras e protocolos. O próprio Jesus testemunhou isso quando sentou-se à mesa com os chamados pecadores públicos e quando realizou curas no dia de sábado.
Quem ama não infringe a lei porque o amor está acima dela, e sem eliminá-la aperfeiçoa seu cumprimento.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 6 de outubro de 2015
NÃO JULGAR-NOS
Nós temos a idéia que fazer um julgamento é atribuir a alguém um ato que não praticou. Também, mas não é sosmente isso. O ato pode ter sido praticado, mas o julgamento está em nossa interpretação, quando ousamos afirmar qual foi sua intenção.
Ou o contrário, julgamos por não ter feito nada.
Enfim, a maior fonte de julgamentos é a interpretação da intenção, algo praticamente impossível de saber se o outro não explicitar.
Para nos amarmos de verdade e para ver-nos sempre novos, é necessário dar um salto de qualidade nesse sentido.
O simples fato de esclarecer-se salva muitos relacionamentos e fortalece o amor mútuo.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
SABER PARTILHAR
Cada pessoa tem habilidades ou qualidades que podem ser partilhadas. Existem os talentos naturais, bens materiais e os dons espirituais. Tudo pode ser partilhado.
"Dai e vos será dado..."(Lc 6,38)
Quanto mais partilhamos nossos dons, mais eles se multiplicam, "Porque há maior alegria em dar do que em receber."(Atos 20,35)
As citações bíblicas sobre partilha são inúmeras. Isso indica que é uma coisa muito importante.
Se uma comunidade vive a partilha nesses moldes, colocando em comum o que tem e o que são, Deus, olhando para eles, dirá: "Este é meu Filho amado", pois verá Jesus presente entre eles.
Apolonio Carvalho
domingo, 4 de outubro de 2015
SER UNIDOS
Com frequência procuramos a união somente nos momentos de necessidade, sobretudo nas dificuldades.
Mais importante do que "estar" unidos circunstancialmente é "ser" unidos.
Podemos ser unidos quando vivemos pelo bem, pela paz, pelo amor, quando buscamos a unidade em tudo.
E se somos unidos, Deus está entre nós. Jesus está no nosso meio. Foi uma promessa sua: "Onde dois ou mais estiverem unidos em meu nome, aí estarei eu no meio deles." (Mt 18,20)
E não precisamos estar juntos fisicamente, basta que sejamos unidos e seremos um. Isso é fantástico!
Apolonio Carvalho
sábado, 3 de outubro de 2015
VER-NOS SEMPRE NOVOS
Apontar o erro do outro para afirmar que temos razão, aos poucos nos torna impiedosos.
Ao passo que acreditar que o outro pode mudar é sinal que eu também posso. Ou vice-versa.
Enfim, somos todos vulneráveis e imperfeitos, mas basta nascer o desejo de mudança em nosso coração, que Deus deposita em nós confiança total. Dá-nos o conforto de sua misericórdia e vê-nos novos.
Não é questão de dar nova chance aos outros, é questão de dar nova chance a nós mesmos, e ter um olhar semelhante ao olhar de Deus.Amemo-nos ao ponto de adquirir esse olhar de Deus uns para com os outros.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS
Para os cristãos essa é a identidade autenticada pelo próprio Jesus. É pela vida do amor recíproco que serão reconhecidos como tal. Sem ele nada do que fizerem ou disserem terá valor, como afirma o apóstolo Paulo.
Para as outras grandes religiões é também o amor, que atesta a autenticidade da fé.
Para quem tem convicções diferentes, recebe talvez outros nomes, como solidariedade, compaixão, altruísmo e tudo que é sinônimo do bem.
Tudo junto leva à fraternidade universal, onde somente a linguagem do amor é compreendida.
Difundamos a cultura do amor, do doar, do perdoar, e construiremos um mundo novo, assim na terra como é no céu.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
COM O AMOR MÚTUO É POSSÍVEL SUPERAR TODAS AS DIFICULDADES
A certeza que não estamos sozinhos nos dá animo e coragem para enfrentar e solucionar os problemas.
Quando no meio de um turbilhão de coisas aparece um amigo, é como uma luz na escuridão, é como uma tábua de salvação em meio ao oceano. Talvez ele não tenha a solução, mas sua presença ajuda a transpor qualquer barreira.
Quando se escala uma montanha, o que dá segurança é que todos estão ligados por uma corda.
Entre nós deve ser assim, devemos estar unidos pela corda do amor recíproco, que nos leva a superar as montanhas das dificuldades.
Apolonio Carvalho