Aplicativo para Android
Baixe o Passa Parola - Focolare para Android e visualize a passaparola do dia, bem como as meditações deste blog.
Baixe já via Google Play:
quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
CONFIAR NA MISERICÓRDIA DE DEUS
Hoje é dia de revisão, de novos propósitos.
Pode nos vir à memória coisas que não deveríamos ter feito, erros que poderiam ter sido evitados, mágoas que poderiamos não ter causado, etc.
Como diz o adágio popular "Não aidanta chorar depois do leite ter sido derramado".
Recomeçar a amar antes que o ano termine, assim iniciaremos o próximo na direção certa e, acima de tudo, acreditar que um ato de amor cobre uma multidão de pecados.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
TER UM AMOR PACIENTE PARA COM TODOS
Ter paciência é uma virtude, que pode até ser cultural, mas ter um amor paciente é uma graça que devemos pedir e praticar. É ter longanimidade, o que significa ser bondoso, corajoso e capaz de suportar sofrimentos.
Um amor paciente espera sempre, acredita sempre e não cessa diante das incompreensões, das injustiças e da indiferença.
Quem ama pode sentir-se só, abandonado por todos, mas a sua raiz no amor de Deus lhe dá forças para continuar amando, assim como o crucificado, aparentemente imóvel, mas dando uma prova de amor extremo que vai além da dor. Existe amor mais paciente, mais longânime do que o de Jesus na cruz? - Não! Mas o nosso amor pode espelhar-se no seu, foi esse o objetivo pelo qual ele aceitou o sacrifício.
Devemos ter um amor paciente que se assemelhe ao amor de Jesus Crucificado em seu Abandono.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
SER ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA UNIDADE NO NOSSO AMBIENTE
Onde quer que estejamos, podemos ser instrumentos de paz e unidade: na família, no trabalho, com os amigos ou mesmo em um ambiente desconhecido. Não podemos nos omitir e podemos sempre fazer algo pela unidade.
Com atitudes ativas: intervir em uma dificuldade de relacionamento para ajudar a esclarecer as coisas, quando possível; não entrar em conflito com ninguém; enviar mensagens conciliadoras aos amigos distantes; participar de abaixos assinados, passeatas ou manifestações pela paz e unidade dos povos; promover eventos que favoreçam reconciliações, etc.
Com atitudes passivas: não expressar julgamentos sobre as pessoas que leve os outros a ter uma má impressão sobre elas; não comentar fatos que desagradem nosso interlocutor, mesmo que sejam verdadeiros; não fazer fuxicos; calar para evitar discórdias, etc.
Como vemos a unidade tem muitos requisitos, mas ela nos é concedida por Deus como graça, quando evitando todas essas coisas, vivemos o amor recíproco.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
CORRIGIR O QUE DIFICULTA MEU RELACIONAMENTO COM OS OUTROS
Final de ano é tempo de repensar, de refletir sobre meus atos e fazer propósitos para melhorar. Uma reflexão importante é ver o que posso corrigir em mim para melhorar o relacionamento com todos. Geralmente sou levado a pensar que a dificuldade é causada pelo outro e não por mim. Na verdade, toda dificuldade de relacionamento parte do fato que o outro não se comporta como eu gostaria que ele se comportasse, portanto, o problema está em mim e não nele. Então, a primeira coisa a ser corrigida é: aceitar o outro como ele é.
Depois, existem aqueles pequenos defeitos e manias minhas, que sei o quanto incomoda os outros, mas por uma questão de orgulho, penso que são os outros que devem se adaptar a mim. Esse é o segundo passo a ser dado.
Por último, lembrar de fazer tudo por amor ao outro, querendo o seu bem, o seu crescimento, a sua felicidade.
Não vou esperar o início do novo ano, vou começar hoje mesmo, assim na virada do ano serei eu também uma nova pessoa.
Apolonio Carvalho
domingo, 27 de dezembro de 2015
QUE O AMOR VIVA NAS NOSSAS FAMÍLIAS
A letra de uma canção composta por Emanuel Matos e Edilberto Barreiros, dois grandes amigos, diz: "Família é um canto à vida, onde dois ou mais se dão por amor". Gosto muito desta definição, pois o amor é elemento fundamental na composição da família, quando ele falta a família desmorona.
O exemplo da família onde se vive o amor perfeito é a família de Nazaré, pois viviam com o Amor encarnado como filho, viviam com Jesus em seu meio. É isso que devemos imitar: viver tão intensamente o amor no seio de nossas familias, que possamos atrair a presença de Jesus entre nós e doá-Lo novamente e constantemente ao mundo.
Uma família que se ama não se fecha em si mesma, mas se abre a todas as suas gerações, a todos seus agregados, a todos os amigos e testemunha ao mundo que o amor acolhe, educa, cuida e protege.
A família começa do amor e tem como meta o Amor.
Apolonio Carvalho
sábado, 26 de dezembro de 2015
REDESCOBRIR A PRESENÇA DE DEUS EM CADA PRÓXIMO
Não somos nós que determinamos quem tem ou não a presença de Deus, pois sempre fazemos esse julgamento, sobretudo com quem está no erro.
Há dois elementos básicos que nos ensinam a reconhecer a presença de Deus em cada próximo: o primeiro é ainda na criação quando Deus falou "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" (Gênesis 1,26); o segundo foram as palavras de Jesus "Tudo o que fizeres a qualquer um desses meus irmãos, a mim o fizeste" (Mt 25,40).
Reconhecer essa presença muda a nossa atitude para com todos. E quando essa redescoberta é feita com alguém que está muito distante de Deus, tem um valor maior ainda, pois pode levar o outro a redescobrir-se como tal, como fonte de Deus. Quanto mais brutalizado e desfigurado pelas circunstâncias da vida e pelo pecado, mais valiosa a redescoberta para ele e para nós.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
VEM HABITAR ENTRE NÓS, SENHOR !
Fico impressionado como Deus às vezes escolhe os modos mais imperceptíveis, do ponto de vista humano, para se manifestar e se colocar em nosso meio. Fez-se criança, pobre, nasceu em um lugar que ninguém qualificaria como o berço de um Deus, cresceu e viveu entre seu povo como carpinteiro.
Isso acontece também em nosso dia a dia. Ele manifesta-se de várias formas e quase sempre não o reconhecemos, porque queremos um Deus fantástico, que realize obras mirabolantes. No entanto, Ele esconde-se no semblante de um pobre, de uma criança carente, atrás de uma dor, de uma dificuldade, nas palavras de um pregador ou na sabedoria de um ancião experiente de vida, na sua Palavra, entre dois ou mais que se amam, em nosso coração e em nossa consciência, e na Eucaristia.
Ele já está em nosso meio e quem o procura, encontra.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
PREPARAR-SE PARA ACOLHER JESUS QUE CHEGA SEMPRE DE MODO NOVO
Se não estivermos preparados, o Natal será a mesma rotina de todos os anos: as pessoas se tornam mais cordiais, trocam presentes e felicitações, comemoram, festejam. Mas aí cabe uma pergunta, comemoram e festejam o que?!
A cena real do nascimento de Jesus não foi muito bonita. Ele nasceu em uma estribaria e seu primeiro berço foi um cocho. Depois, claro, vieram os pastores, os anjos, os reis magos,etc. Mas ele nasceu em um lugar feio e sujo.
É em um lugar assim que ele quer nascer novamente essa noite, em nosso coração. Naquele coração que está obscuro por causa do ódio, do rancor, das mágoas; aquele coração que pensa de modo egoista, vingativo e impiedoso; aquele coração que pratica o mal, que tem inveja, que julga, que difama, que faz todo tipo de guerras e semeia discórdia. É nesses lugares feios, nesses coracões deformados, onde ele deseja nascer.
Preparemos o nosso coração e levemos muitos outros a fazerem o mesmo com o nosso exemplo. Só então teremos motivos para festejar, pois Jesus terá nascido verdadeiramente em nós.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
QUE SEJA O AMOR A AGIR EM MIM
Está chegando o Natal, depois de amanhã se comemora o nascimento de Jesus, é seu aniversário.
Estava pensando que presente posso lhe dar, pois não tenho ouro, nem incenso, nem mirra. Mas pensando melhor e lendo a frase de hoje me veio a ideia que esse é o presente mais esperado por ele: que eu deixe o amor agir em mim.
Esse tipo de amor vale mais que o ouro, é o presente mais valioso que lhe posso oferecer, o amor como motivação do meu agir. Ele é melhor que o incenso, pois sobe aos céus em forma de oração, em forma de atos de amor que são bonitas embalagens para presente. É melhor também que a mirra, pois seu perfume se difunde e deixa os ambientes com aroma de Paraíso.
Eureka!!! Descobri o melhor e mais valioso presente que posso dar ao aniversariante!
Apolonio Carvalho
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
SERMOS MISERICORDIOSOS UNS PARA COM OS OUTROS
Misericórdia é o que mais pedimos a Deus quando estamos sofrendo. Mas quando se trata de sermos misericordiosos para com os outros é um pouco mais difícil. Somos impiedosos com os erros dos outros porque achamos que somos justos e corretos; somos irredutíveis em nossa opinião porque agimos como se não tivéssemos necessidade de Deus. Enfim, muitas coisas das quais nos vangloriamos são na verdade defeitos, além do mais, somos todos vulneráveis e podemos cair nos mesmos erros que o outro.
Para pedir misericórdia e para ser misericordioso, é necessário ser humilde e ter muito amor no coração.
Mágoas e impiedade não dão alegria, nem satisfação, nem felicidade. Já a misericórdia é fonte de paz, alegria plena e felicidade verdadeira, sobretudo quando é recíproca.
Qual a minha escolha nesse dia?
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
A PALAVRA DE DEUS VIVIDA NOS TORNA LIVRES E PODE MUDAR A NOSSA VIDA
A Palavra de Deus não é simples objeto de estudo. Antes disso deve tornar-se vida, só depois pode ser usada para estudo, e assim mesmo, para que seja melhor vivida. Não temos que provar nada a ninguém com a Palavra, pois esta só convence com o testemunho.
Portanto, a Palavra deve levar-nos a uma vida na humildade, deve libertar-nos de muitas coisas, mas também do orgulho. O privilégio de ouvir e entender a Palavra, não deve ser motivo de soberba, mas deve colocar-nos na condição de servos, assim como o fez Maria ao receber o anúncio do anjo. A sua missão foi ser a mãe do Salvador, do filho de Deus, do Verbo encarnado, e ela o fez com extrema humildade. Por essa razão todas as geracões a tem proclamado Bem Aventurada.
Uma pessoa livre. Livre do egoismo, do orgulho, da soberba, do pecado. Livre e bem aventurada, o que significa Feliz.
Sejamos felizes também nós, deixemos que a Palavra de Deus mude a nossa vida.
Apolonio Carvalho
domingo, 20 de dezembro de 2015
FAZER A VONTADE DE DEUS COM ALEGRIA
Nós ficamos muito alegres quando alguém satisfaz uma vontade nossa. E a outra pessoa fica tão feliz quanto nós ou ainda mais.
Pois é, Deus fica muito feliz quando fazemos a sua vontade e nós também ficamos felizes por tê-la feito. Simples assim.
Mais simples ainda é entender qual é a vontade de Deus para nós: amar no momento presente da vida. Amar o próximo como a nós mesmos, amar-nos mutuamente e fazer tudo mais que isso comporta.
A alegria que vem da satisfação de nossa vontade é tão passageira que, antes mesmo de desfrutá-la, já desejamos alcançar outra. Enquanto que, a alegria que provem da vontade de Deus sacia de tal forma que nos extasia sem euforias e nos realiza sem nada ter de supérfluo, pois chega ao âmago de nossa alma.
Apolonio Carvalho
sábado, 19 de dezembro de 2015
Facilitar o relacionamento com os outros
O modo mais simples de facilitar o ralacionamento com os outros é usar a estratégia que usava o apóstolo Paulo: Fazer-se um. Acolher o outro como ele é e não como gostaríamos que ele fosse; estar presente em sua vida, principalmente nos momentos mais significantes, mas também no dia a dia.
Ter abertura, saber escutar, e sobretudo, saber perder uma ideia para não perder um amigo ou não romper com um parente.
A quem procuramos quando queremos qualquer tipo de ajuda? Geralmente aquele amigo ou parente que está sempre disponível, que não mede esforços para estar ao nosso lado nos momentos bons e nos momentos ruins. Façamos o mesmo, sejamos esse tipo de amigo, de parente, e tenhamos essa atitude também com desconhecidos. Ganharemos um imenso tesouro, uma multidão de amigos. Ganharemos também a amizade de Jesus, que considera feito a si todo ato praticado ao próximo.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Saber suportar as incompreensões
Podemos ser mal interpretados, julgados, incompreendidos, mas nada disso tira a nossa paz se estamos radicados no amor.
Temos um exemplo de quem passou por tudo isso e por sofrimentos atrozes sem perder a paz, a serenidade e a lucidez, Jesus Crucificado. Houve um momento extremo de seu sofrimento, onde ele gritou "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?"(Marcos 15,34). Mas sentiu esse abandono também por amor extremo, para fazer o enlace definitivo entre a humanidade e Deus.
Naquele momento ele superou todas as incompreensões e todas as divisões. Uniu-nos a Deus e entre nós. Portanto, quando sentirmos na propria pele qualquer tipo de incompreensão, lembremos de unir nossa pequena dor à sua, lembremos que toda dor é prenúncio de ressurreição.
Saberemos então, suportar toda incompreensão sem perder a paz, saberemos viver na paz, seremos portadores de paz.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Intensificar o serviço ao próximo, principalmente ao mais necessitado
O amor ao próximo é a vontade de Deus primordial. Mas, não devemos esperar uma ocasião especial para isso, devemos servir a toda pessoa que esteja ao nosso lado no momento presente, rico ou pobre. Muitas vezes, o mais necessitado não é especificamente um pobre, pode ser um necessitado de atenção, de orientação, de escuta ou mesmo alguém pobre de Deus, que não o conhece e nunca experimentou o seu amor de modo pessoal.
Pode ser também um pobre de coisas materiais com quem posso compartilhar o que possuo, quem sofre violência e opressão, um menor desamparado, um doente ou um idoso.
Em cada pessoa que eu encontrar nesse dia, posso reconhecer a presença de Jesus, que deve ser amado e servido.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Afastar qualquer julgamento
Nós temos a ideia errada que julgar alguém é apenas quando interpretamos mal suas atitudes ou motivações. É também isso, mas vai muito mais além. Mesmo um erro concreto, um mal comportamente, não cabe a nós julgar e muito menos condenar.
É importante admoestar, mostrar o erro, tentar ajudar a pessoa a se corrigir, ser irredutível quanto à justiça, mas também e sobretudo, ser irredutível quanto à caridade.
Qual orientação o Evangelho dá em casos de erros graves? - Diz para procurar o irmão em particular e conversar. Se te ouvir, ganhaste teu irmão...(Pode-se ler tudo em Mateus, 18, 15-18).
Por fim, antes de qualquer coisa, devemos estar com o coração cheio de misericórdia, pois ela é mestra, é justa e cobre uma multidão de pecados.
Entenda-se a diferença entre cobrir e encobrir: encobrir é ser conivente (o que é errado), cobrir é cancelar o erro e salvar o irmão das garras do pecado, pois de nada adianta punir sem ensinar a amar.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
Deixar que o amor viva em nós
Aqui não se trata de sentimento e afeto, trata-se do amor serviço, misericórdia e perdão, compaixão, benevolência, paciência e generosidade.
E existem ainda muitas qualidades desse amor, porque ele vem de Deus e a ele retorna. São reflexos de Deus Amor.
Uma coisa é certa, se o deixarmos viver em nós, experitaremos seus efeitos no dia a dia: paz e luz são os mais evidentes. Paz que nos acompanha sobretudo em momentos de incompreensões, de perseguições e de fracassos; Luz que nos mostra o melhor caminho nas decisões, nos relacionamentos, na escolha dos projetos futuros. Enfim, quando o amor vive em nós, até mesmo pregados numa cruz, a fé na ressurreição nos sustenta.
Amemos ao ponto de podermos afirmar, parodiando Paulo Apóstolo: Não sou mais eu que vivo, é o amor que vive em mim.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Adequar a nossa vida à Palavra de Deus com decisão
É comum ouvirmos alguém dizer que não sabe qual a vontade de Deus para ele. Porém, existe um modo de saber sempre qual a sua vontade, é adequar a nossa vida com a sua Palavra. E existe algumas palavras suas que são sempre atuais em todos os momentos e em todas as circunstâncias: Amar o proximo como a si mesmo; Amai-vos uns aos outros como eu vos amei; Fazei aos outros o que gostaria que eles vos fizessem; Tudo o que fizeres a um desses meus irmãos é a mim que o fizeste; Amai a todos, sem fazer acepção de pessoas; Amai os vossos inimigos, fazei o bem a quem vos persegue e orai pelos que vos odeiam.
É difícil, mas não impossível, é para todos nós e não para pessoas especiais. É para o nosso dia a dia e não apenas para o dia que reservo para fazer alguns atos de caridade. Deve ser a minha atitude com qualquer pessoa que cruze meu caminho hoje, e não apenas para poucos escolhidos pela minha preferência.
Isso é conformidade com a Palavra de Deus.
Apolonio Carvalho
domingo, 13 de dezembro de 2015
Oferecer perdão quando nos sentimos ofendidos pelo próximo
É impossível vivermos imunes a ofensas. De modo voluntário ou involuntário, as pessoas podem nos ofender com um gesto, uma palavra, uma omissão ou uma indiferença. Sem falar nas agressões verbais e físicas deliberadas. O que fazer? Revidar? Agir com a lei do olho por olho, dente por dente?
Vejamos os dois tipos de atitudes: quem responde como acima, gera mais violência e faz sofrer muita gente ao seu redor, não apenas a pessoa a quem queria atingir, além de si mesmo, claro. Enfim, gera amargura, mágoas e infelicidade.
Já quem perdoa, desencadeia uma onda positiva de sentimentos dentro de si e à sua volta e restabelece os relacionamentos. É portador de paz, serenidade e alegria.
Mesmo quem é condenado injustamente, pode procurar seus direitos empunhando a arma do perdão.
Saber pedir perdão e conceder perdão. Experimente e descubra seus frutos: paz, serenidade, alegria, lucidez, coragem e acima de tudo, prova a sublimidade da misericórdia de Deus.
Apolonio Carvalho
sábado, 12 de dezembro de 2015
Colocar-se a serviço de cada um
Nossa missão é simples, não exige que tenhamos capacidades especiais e nem um preparo humano excepcional, devemos apenas servir, estar disponíveis ao amor no momento presente da vida. Nisto se resume a vontade de Deus, que devemos cumprir. Toda a lei está contida neste preceito.
Se dermos esse primeiro passo, descobriremos muitos talentos escondidos, as nossas capacidades serão, antes de tudo, dons que vem de Deus e não conquistas alcançadas por mérito próprio, pois mesmo o fruto de nosso esforço, será revestido da humildade e da consciência de que nosso maior saber é aquele que nos ajuda a servir melhor.
Amor-serviço, esse binômio é a única solução definitiva para nossas dificuldades de relacionamento, para resolver conflitos e nos tornar aptos para sermos cidadãos do infinito, construtores de um novo mundo.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Caminhemos cantando! Que as nossas lutas e as nossas preocupações por este planeta não nos tirem a alegria da esperança (L.S. 244)
Ver a degradação da natureza causada pelo homem nos entristece, mas não podemos perder as esperanças. O ser humano é capaz de regenerar-se, mesmo se já chegou ao do poço. E essa sua capacidade ele pode transmitir à natureza, ao nosso planeta.
Uma consciência renovada no uso dos bens, no convívio com o meio ambiente, pode reverter o mal causado até agora. Basta uma atitude da parte da cada um de nós, com gestos simples e conscientes, para criar uma relação saudável, fértil e harmoniosa com a natureza que nos circunda. Não podemos ferí-la sem nos ferir e, da mesma forma, todo ato de amor a ela dirigido, será retribuído abundantemente.
A vivência do amor nos leva ao Paraíso, que não é um lugar distante e inacessível, ele é aqui, construído com nosso esforço. E na eternidade, como o afirma Papa Francisco, encontraremos a continuação de tudo de bom que aqui edificamos. Encontraremos céus novos e uma terra nova, como está escrito em Apocalipse 21,1.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
A natureza está cheia de palavras de amor (L.S.225)
A natureza tem a sua linguagem e se comunica de modo muito eloquente. Nós é que às vezes ficamos cegos e surdos e não percebemos a sua comunicação.
Ela fala palavras delicadas através da singeleza de uma flor, torna-se ruidosa com a chuva, nos acaricia com a leveza da brisa ou nos aquece e ilumina com os raios de sol. Inebria nossa alma com a clareza da lua e canta melodias sublimes com o ruído do mar e das cachoeiras.
Encanta-nos com suas cores e seus perfumes. Alimenta-nos, veste-nos e também nos cura.
A natureza ama sempre, mas ela também chora com o sofrimento que lhe causamos sem respeitar suas regras.
Se observarmos bem, até mesmo as catástrofes naturais são parte de um funcionamento orgânico e harmônico, que às vezes nos agride porque nos colocamos em seu caminho de modo irresponsável.
Ouçamos sua linguagem amorosa e respondamos com igual amor.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
Nem tudo está perdido, porque os seres humanos ... podem ... voltar a escolher o bem e regenerar-se, para além de qualquer condicionamento (L.S.205)
"Os seres humanos são capazes de se olhar a si mesmos com honestidade, externar o próprio pesar e retomar caminhos novos rumo à verdadeira liberdade.
Não há sistemas que anulem, por completo, a abertura ao bem, à verdade e à beleza, nem a capacidade de reagir que Deus continua a animar no mais profundo dos nossos corações.
A cada pessoa deste mundo, peço para não esquecer esta sua dignidade que ninguém tem o direito de lhe tirar."
(Papa Francisco, Encíclica Laudato Si)
Por Apolonio Carvalho
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
A sobriedade, vivida livre e conscientemente, é libertadora (L.S.223)
"Não se trata de menos vida,nem vida de baixa intensidade; é precisamente o contrário.Com efeito, as pessoas que saboreiam mais e vivem melhor cada momento são aquelas que... experimentam o que significa dar apreço a cada pessoa e a cada coisa. Deste modo conseguem reduzir o número das necessidades insatisfeitas e diminuem o cansaço e a ansiedade. É possível necessitar de pouco e viver muito, sobretudo quando se é capaz de dar espaço a outros prazeres, encontrando satisfação nos encontros fraternos, no serviço, na frutificação dos próprios carismas, na música e na arte, no contato com a natureza, na oração.A felicidade exige saber limitar algumas necessidades que nos entorpecem, permanecendo assim disponíveis para as múltiplas possibilidades que a vida oferece."
(Papa Francisco, Encíclica Laudato Si)
Por Apolonio Carvalho
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
O amor à sociedade e o compromisso pelo bem comum são uma forma eminente de caridade (L.S.231)
"O amor, cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as ações que procuram construir um mundo melhor.
Por isso, a Igreja propôs ao mundo o ideal de uma civilização do amor. O amor social é a chave para um desenvolvimento autêntico. Neste contexto, juntamente com a importância dos pequenos gestos diários, o amor social impele-nos a pensar em grandes estratégias que detenham eficazmente a degradação ambiental e incentivem uma cultura do cuidado que permeie toda a sociedade."
(Papa Francisco, Encíclica Laudato Si)
Por Apolonio Carvalho
domingo, 6 de dezembro de 2015
Reutilizar algo ao invés de descartar ... pode ser um ato de amor (L.S.211)
Estamos recebendo as notícias sobre a Conferẽncia de Paris sobre o meio ambiente e vemos que o empenho deve ser de todos. Não apenas dos governos, mas de cada cidadão.
Então, antes de usar coisas instantâneas e descartáveis, descartemos a ideia do consumo exagerado; descartemos o hábito de acumular coisas que não usamos; descartemos o desejo de ter produtos Hitec sem uma real necessidade.
Enfim, descartemos a vaidade que se esconde por trás do consumo exagerado dos bens.Controlemos o lixo que produzimos e estaremos salvando nosso planeta.
Amemos a natureza, cuidemos da criação, pois nela estamos incluídos.
Apolonio Carvalho
sábado, 5 de dezembro de 2015
É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias ... até dar forma a um estilo de vida (L.S.211)
"A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos que tem incidência direta e importante no cuidado do meio ambiente, tais como evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, servir-se dos transportes públicos ou partilhar o mesmo veículo com várias pessoas,plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias...Tudo isto faz parte de uma criatividade generosa e dignificante, que põe a descoberto o melhor do ser humano. Voltar – com base em motivações profundas – a utilizar algo em vez de o descartar rapidamente pode ser um ato de amor que exprime a nossa dignidade."
(Papa Francisco, Encíclica Laudato Si)
Por Apolonio Carvalho
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
Não pode ser autêntico um sentimento de união íntima com os outros seres da natureza, se ao mesmo tempo ... não houver ternura ... pelos seres humanos (L.S.91)
"É evidente a incoerência de quem luta contra o tráfico de animais em risco de extinção, mas fica completamente indiferente perante o tráfico de pessoas, desinteressa-se dos pobres ou procura destruir outro ser humano de que não gosta. Isto compromete o sentido da luta pelo meio ambiente. Não é por acaso que São Francisco, no cântico onde louva a Deus pelas criaturas, acrescenta o seguinte: « Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor ». Tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade."
(Papa Francisco, Encíclica Laudato Si)
Por Apolonio Carvalho
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Todo maltrato a qualquer criatura é "contrário à dignidade humana"(L.S. 92)
"Além disso, quando o coração está verdadeiramente aberto a uma comunhão universal, nada e ninguém fica excluído desta fraternidade. Portanto, é verdade também que a indiferença ou acrueldade com as outras criaturas deste mundo sempre acabam de alguma forma por repercutir-se no tratamento que reservamos aos outros seres humanos....Tudo está relacionado, e todos nós, seres humanos, caminhamos juntos como irmãos e irmãs numa peregrinação maravilhosa, entrelaçados pelo amor que Deus tem a cada uma das suas criaturas e que nos une também, com terna afeição, ao irmão sol,à irmã lua, ao irmão rio e à mãe terra."
(Papa Francisco, Encíclica Laudato Si)
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
Os outros seres vivos tem um valor próprio diante de Deus (L.S. 69)
Se observarmos um ecossistema preservado, inclusive com a presença humana, vemos uma harmonia que impressiona. Cada coisa está em seu lugar. Existe espaço para todos, nada está em demasia e nada falta: presas e predadores, fauna e flora que se completam, uma harmonia que encanta.
Vivo na Amazônia e observo esse espetáculo em minhas viagens de trabalho. Tudo me remete a Deus, como se a natureza falasse a sua mesma linguagem; fala-me dEle e me transmite sua mensagem. Insere-me nessa harmonia e eleva meu espírito. E então, descubro o valor das coisas em Deus.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
O conjunto do universo, com as suas múltiplas relações, mostra a riqueza inesgotável de Deus (L.S. 86)
Seja o infinitamente grande, seja o infimamente pequeno, continuam a ser para o ser humano fonte de busca e compreensão. Mas essa riqueza cósmica é inesgotável, revela pouco a pouco a glória de Deus, autor da criação.
Quem crê, descobre o privilégio de ser a única criatura que se assemelha ao criador. Quem não crê, descobre-se tão ínfimo e insignificante, que duvida até da própria existência.A inteligência do mais hábil cientista vê-se esmagada pela imensidão do universo, se ele não enxerga acima e por trás de tudo, o infinito amor de Deus.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres
A natureza clama por atenção, respeito e harmonia. Tanto a natureza enquanto meio ambiente, quanto a natureza enquanto ser humano.
Às vezes, não paramos para pensar que nossos atos intereferem diretamente na harmonia do meio ambiente. Cada nossa ação incide bem ou mal no ambiente onde vivemos e em larga escala, em todo o planeta. Nosso agir deve ser em plena harmonia com a natureza, desde o simples gesto de descartar o lixo até a utilização consciente de coisas poluentes como o carro.
Se com o meio ambiente é assim, mais ainda deve ser com o ser humano. Devemos consumir alimentos e bens com a consciência de que pessoas carecem do mínimo necessário à minha volta.
Antes de ostentar minhas posses, devo pensar em partilhá-las para que meu relacionamento com todos seja harmônico em todos os sentidos.
Apolonio Carvalho
sábado, 28 de novembro de 2015
Pedir ao Pai a dádiva da unidade
Se o próprio Jesus, antes de morrer, fez uma oração pedindo ao Pai a unidade "Pai, que todos sejam um", nós também devemos fazer essa súplica todos os dias.
Vivemos e trabalhamos pela unidade, mas ao mesmo tempo, devemos pedí-la como uma dádiva que somente Deus pode nos conceder.
A unidade existe onde há o amor mútuo, onde se ama ao ponto de atrair a presença de Deus. O fenômeno acontece porque dois ou mais elementos que se fundem com um terceiro, já não são muitos mais um só.
É por isso que quando estamos em unidade e pedimos algo ao Pai, Ele não pode negar, pois é Ele mesmo que nos inspira a pedir-lhe.
Peçamos uma única coisa, a unidade, pois tudo mais nos será dado em abundância.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
O sofrimento: matéria prima para a unidade
O sofrimento sempre foi uma incógnita para o ser humano e a primeira pergunta que vem em mente a quem sofre é: Por que?
A maioria não encontra uma resposta, mas quando continuamos a amar indo além da dor, esse sofrimento ganha um significado, torna-se matéria prima para se concretizar a unidade.
Quem sofre assemelha-se a Jesus Crucificado, que atrai a todos, unindo-os entre si e com o Pai. Ele realizou a unidade horizontal entre nós e a vertical entre nós e Deus.
Não busquemos entender a dor, busquemos transformá-la em amor, em matéria prima na construção da paz e da unidade.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Ser ativos na construção da unidade
A unidade não se realiza para quem não é ativo na sua construção. Já vi pessoas que mesmo estando em ambientes onde a maioria vive pela unidade, são cheias de conflitos interiores e não conseguem interagir com os demais.
Para da unidade usufruir, devemos a unidade construir.
Caberia aqui a frase de João da Cruz, místico espanhol: "Onde não há amor, coloca amor e encontrarás amor."
Isso resume o nosso agir pela unidade, colocar amor onde não tem. E onde já tem, fazê-lo crescer.
Dar a vida pela unidade, cada dia e todos os dias, sem cessar.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
O que posso fazer hoje pela unidade?
Essa pergunta nos leva a muitas outras, às quais devemos dar uma resposta com a vida:
O que posso fazer para agregar ao invés de dividir?
O que posso fazer para reunir ao invés de dispersar?
O que posso fazer para pacificar e reconciliar?
O que posso fazer compreender e perdoar?
O que posso fazer para corrigir amando?
Para discordar, respeitando e sem dividir?
Para opinar sem impor e ofender?
Para ensinar e corrigir sem humilhar?
Podemos concentrar todas as perguntas em uma só:
Como posso amar?
Apolonio Carvalho
terça-feira, 24 de novembro de 2015
A unidade nos torna fortes
Existem muitos adágios populares que falam da força que tem a união entre pessoas ou grupos: "A união faz a força", "Unidos venceremos", "Um por todos e todos por um". Todos são verdadeiros, mas a frase de hoje fala da unidade que nos torna fortes. É uma força diferente, pois os outros tem algo de arrogante, enquanto que a unidade nos faz uma só coisa, mas com humildade, mansidão e como fruto da caridade recíproca.
A força que provêm da unidade se deve sobretudo ao fato que somos um em Deus. Portanto, Ele em nós e entre nós é a força.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
A unidade traz a alegria
Ah se o mundo soubesse
quão sublime é a unidade
Se descobrisse a verdade
O céu que à terra desce
Se soubesse da alegria
Se soubesse da beleza
Na unidade com certeza
o mundo não padecia
Tudo seria mudado
e viveríamos em paz
Aquilo que o amor faz
há muito tempo foi revelado
Depende apenas de mim
depende também de você
para que o mundo possa ver
e tenha alegria enfim
Não é uma fantasia
nem tampouco ficção
o outro é meu irmão
podemos viver na alegria
Anseio a fraternidade
e trilho nesse caminho
Nunca estarei sozinho
se vivo na unidade
Apolonio Carvalho
domingo, 22 de novembro de 2015
A unidade: nossa prioridade
Seguir a rotina do dia, preparar um evento, fazer um programa diferente, um descanso, uma viagem, tudo deve ser direcionado para a unidade. Levar a unidade, ser portador dela em todos os ambientes, trazendo conosco a concórdia, a paz nos relacionamentos, a interação e a sinergia nas ações em conjunto ou nas tarefas individuais.
Como vemos, em tudo podemos priorizar a unidade. E aqui está a solução para todos os males.
Reagir à violência com violência, gera ainda mais violência. É o que estamos assistindo na mídia nesses dias.
Nosso papel é priorizar a unidade no quotidiano, nas coisas mais simples, para que se torne o nosso modo de agir. Isso revoluciona e transforma o mundo, juntamente com orações.
Apolonio Carvalho
sábado, 21 de novembro de 2015
Recomeçar sempre a amar
Quando alguém leva uma queda, não permanece no chão, levanta-se. Se não consegue sozinho, pede ajuda.
O mesmo deve acontecer se por um momento pararmos de amar. Devemos recomeçar imediatamente.
Quando recomeço a amar me volta a alegria, desaparecem os sentimentos ruins, volta a luz e a serenidade. Vejo claramente o quanto amar é saudável tanto do ponto de vista espiritual quanto físico.É saudável para mim e para o outro, portanto, o amor tem a capacidade de sanar também todo o tecido social.
Amar sempre, eis a nossa contribuição para céus novos e uma terra nova.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Acreditar no amor do outro
Para que o amor se torne mútuo, não basta que o outro me ame, é necessário que eu acredite em seu amor.
Jesus quando prometeu estar entre nós, disse "Onde dois ou mais estão unidos em meu nome, aí estarei eu no meio deles."(Mt 18,20) Essa união requer amor recíproco e confiança total. Essa é a palavra, confiança. É ela que ratifica o amor recíproco.
Acreditar no amor do outro elimina a possibilidade de julgamentos, que nos levam sempre para o lado oposto.
A reciprocidade pode não ter a mesma medida, mas o importante é que exista.
Por exemplo: entre nós e Deus existe reciprocidade, mas a nossa medida de amor é muito inferior à sua, mesmo assim Ele a aceita como igual.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
TOMAR A INICIATIVA EM AMAR
Ser o primeiro a amar, este é um dos pontos da arte de amar segundo Chiara Lubich. Quem ama toma sempre a iniciativa, não espera ser amado para poder retribuir.
Se penso apenas em retribuir, me sinto devedor de um amor que foi gratuito. Na reciprocidade não se olha quem ama e quem é amado, pois a gratuidade e a gratidão já estão incluídas em seu agir.
Cada um deve querer ser o primeiro a amar, dessa forma damos testemunho da presença de Deus em nosso meio.
Assim se constrói a paz, que a partir de mim, de nós, se alastra no mundo inteiro.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
ACOLHER A DIFERENÇA COMO UM DOM
Nem sempre é fácil aceitar o diferente de mim, quanto mais acolher como um dom. Mas essa é uma grande verdade.
O próprio Jesus foi recriminado várias vezes porque falava com prostitutas, sentava-se à mesa com pecadores públicos ou hospedava-se em suas casas. Porém, muitos desses são conhecidos como seus discípulos e até um apóstolo e evangelista, Mateus.
O diferente de mim me enriquece justamente por isso, por ser o que eu não sou, pela possibilidade que tenho de conhecê-lo indo além das aparências e descobrir o seu tesouro.
Ninguém de nós é exceção à regra, ninguém é perfeito e nem tampouco totalmente imperfeito.Além das diferenças existem preciosidades a serem colocadas em comum para o bem de todos.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 17 de novembro de 2015
SUPERAR OS DESENTENDIMENTOS COM O AMOR
Como seria o mundo se essa frase fosse vivida por todos? Não haveriam guerras, conflitos, atentados.Utopia?
O mundo mostrado na mídia diz que sim, mas existe outro mundo que cresce em silêncio, que vai se alastrando quase imperceptível e que pode chegar até você.
Lembram a parábola do joio e do trigo que crescem juntos? O joio parece sufocar o trigo, mas na época da colheita o trigo é ceifado e o joio queimado porque não serve.
Pois bem, eu creio em um mundo onde os desentendimentos são superados com o amor, com o diálogo, com a compreensão das razões do outro.
Esse mundo existirá se você agir assim, você o verá, você o construirá e será portador dele onde estiver.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
PARTILHAR O SOFRIMENTO DO PRÓXIMO
O momento que mais desejamos ter alguém ao nosso lado é na hora do sofrimento. Façamos o mesmo com todos, pois esse tipo de partilha é o que mais reforça os relacionamentos.
O afastamento ou a indiferença de um amigo, de um parente na hora da dificuldade, é dor maior do que a própria dor.
Façamos como gostaríamos que fosse feito a nós. Não importa se ajudamos a resolver ou não o seu problema, o importante é a presença, a solidariedade, a atitude. Isso reforça de tal maneira o relacionamento, que o outro adquire a força de ir adiante, de enfrentar a dor, de superar as dificuldades, pois teve o apoio esperado e desejado.
Apolonio Carvalho
domingo, 15 de novembro de 2015
ESTAR ATENTOS ÀS NECESSIDADES DO OUTRO
Para amar com amor puro e verdadeiro temos que esquecer os afetos e agir com um serviço concreto.
Descobrir as reais necessidades do outro e colocar-se à sua disposição no momento presente.
O que o outro realmente necessita? Escuta, atenção, o que comer e beber, atenção à sua saúde, receber uma visita, uma palavra amiga?
A criatividade não tem limites quando o ato é intencionalmente do bem, quando é motivado por algo maior que nós mesmos, o Amor dos amores.
O que fazer para mudar o mundo? é a pergunta que todos se fazem nesses dias. Comecemos a mudar a nós mesmos e veremos um novo mundo à nossa volta. Saiamos de nós em direção ao outro e às suas necessidades.
Apolonio Carvalho
sábado, 14 de novembro de 2015
AMAR ESCUTANDO PROFUNDAMENTE
Sabemos que a melhor estratégia para amar alguém é fazer-se um. São muitas as maneiras para atuar colocando-se no lugar do outro e vivendo com ele aquele momento.
Um dos modos mais eficazes do fazer-se um é a escuta.
Fazer espaço dentro de nós para que o outro se esvazie de seus problemas, de suas angústias, de suas dúvidas e incertezas.
Escutar sem se preocupar nem mesmo em dar respostas. A escuta é mais importante do que qualquer discurso, pois a outra pessoa se sentirá amada, entendida e encontrará todas as respostas nesse amor recebido.
Para o outro, sentir-se escutado desobstrui a visão, e vendo, enxerga soluções.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
SER CONSTRUTORES DE UNIDADE
No tempo de Noé, ele construiu a arca e salvou a humanidade e todas as criaturas, da extinção.
Hoje, o mundo à nossa volta parece se autodestruir, mas nós podemos construir uma nova arca para salvá-lo, a arca da unidade.
Ela se constrói a partir de uma atitude pessoal de adesão ao amor recíproco.
Teceremos uma rede de relacionamentos, que pouco a pouco, silenciosamente vai "pescando" todos à nossa volta.
A arca da unidade é feita de madeira resinosa, que veda completamente, fazendo-a resistir às ondas do mar de violências, injustiças e corrupções.
Essa arca já existe, entremos nela sem demora, pois ela tem âncora, leme seguro e condutor.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
NÃO FICAR INDIFERENTES DIANTE DAS INCOMPREENSÕES
É muito mais fácil omitir-se e permanecer distante da trama dos relacionamentos do que ter um compromisso de vida com os irmãos. Porém, nossa consciência nos acusa e exige uma atitude.
A justiça deve prevalecer antes de tudo, mas não está acima da caridade. Ao invés de sermos justos e impiedosos, devemos ser justos e misericordiosos. Dessa maneira, não damos margens para incompreensões que podem nos levar a cometer injustiças.
Esclarecer, escutar, ponderar, analisar tudo na ótica da caridade, e veremos as incompreensões se dissiparem como fumaça ao vento.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
ASSUMIR COMO PRÓPRIA A FALTA DE UNIDADE
A humanidade sempre foi a mesma e sempre viveu os mesmos problemas: violência, conflitos, fome e desemprego, corrupção.
Vemos isso na história antiga, nos antigos profetas, nas antigas civilizações, e vemos isso hoje bem pertinho de nós.
Qual seria a solução, ou melhor, o que eu poderia fazer para mudar as coisas?
Assumir como próprias todas essas dores. Não assumir a culpa, mas a solução. Mudar a minha vida. Não ser corrupto nas pequenas coisas, ser pacífico, unir-me a todas as ações benéficas à humanidade.
Preparar o mundo à minha volta para que Deus possa vir habitar entre nós.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 10 de novembro de 2015
QUE CADA AÇÃO SIRVA À UNIDADE
Hoje a inspiração me veio em rima de cordel:
Quem vive no amor não perece
tem esperança de imortalidade
tem a certeza de eternidade
mesmo se nesta vida padece
Vive a suprema caridade
fonte de insondável letícia
e de superlativa delícia
consequências da unidade
Sem esquecer nossa natureza
que é humana e é divina
que tanto nos desatina
mas que em Deus é fortaleza
A Ele que tudo sublima
doemos nossa humanidade
na busca de sua verdade
na luz da mútua estima
Em meio à diversidade
a diferença é riqueza
Sermos um é a certeza
de formar comunidade
Mostrar de Deus a beleza
com ações na caridade
que sirvam à unidade
do Paraíso a certeza
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
OFERECER TODAS AS DORES PELA UNIDADE
Não podemos evitar dores e dificuldades, pois fazem parte da vida no nosso quotidiano. Podemos enfrentá-las de várias maneiras: sucumbir e deixá-las conduzir a nossa vida causando mais sofrimento, aceitá-las com resignação ou oferecê-las a Deus como moedas para ajudar na construção da unidade.
Oferecer não significa cruzar os braços, mas agir indo além da dor, transformado-a em ato de amor, em um bem maior que ela. Isso significa também tomar a própria cruz e seguir Jesus rumo à ressurreição, rumo ao "Que todos sejam um".
Oferecer as dores a Deus não para que Ele as resolva, mas para que lhes dê sentido.
Apolonio Carvalho
domingo, 8 de novembro de 2015
SER UM DOM PARA O OUTRO
Hoje é a nossa vez de ser um dom.
Temos sempre algo a oferecer, um talento ou habilidade, o conhecimento profissional, o tempo, a nossa experiência, bens materiais, orações, apoio, compreensão, escuta,... e a lista seria interminável. Porém, em cada uma dessas coisas, podemos doar a vida de Deus em nós, que é o dom mais precioso que podemos ofertar ao outro.
Ao doar Deus, não nos esvaziamos, pelo contrário, mais plenos seremos, pois de Deus não se esvazia, transborda-se.
Apolonio Carvalho
sábado, 7 de novembro de 2015
ACOLHER O OUTRO COMO UM DOM
Se pararmos para compreender o quanto cada pessoa é uma riqueza para nós, descobriríamos a preciosidade das relações humanas.
Mesmo alguém que é um estorvo, pode nos fazer exercitar certas virtudes como a paciência e a tolerância.
As pessoas aparentemente desprovidas de talentos, podem nos estimular à partilha, ao ensino, à aceitação dos limites.
Gente que distribui ofensas gratuitamente, pode nos estimular ao perdão, à prática da misericórdia, que nos eleva a alma a uma condição divina.
Enfim, tudo de bom que o outro pode me oferecer, leva-me a doar o melhor de mim.
A acolhida é o início de uma relação, que torna-se trilha de luz e harmonia.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
ORAR PELA UNIDADE DA FAMÍLIA HUMANA
Essa foi a última oração de Jesus antes de sua morte: "Pai, que todos sejam um, assim como Tu estás em mim e eu estou em Ti, que eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste." (João 17,21)
A unidade, portanto, é um dom de Deus, e devemos pedir por ela. Depois, fazer a nossa parte para que ela exista entre nós.
Somente o amor pode nos sugerir o que fazer, pois nele está o princípio da unidade, é através dele que se chega ao ágape, vínculo de amor perfeito.
Mas não vejamos isso como algo inatingível, os pequenos gestos se equiparam aos grandes, o importante é que ali esteja todo o nosso ser.
Oremos com palavras e atos.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
ESTAR PERTO DE QUEM SOFRE
Nem sempre a proximidade física é sentida, é necessário que seja também efetiva e afetiva. Devemos agir como o pastor que Jesus descreve, que deixa as 99 ovelhas no redil a pastar e vai em busca da ovelha perdida. Quando a encontra a traz nos ombros e a coloca junto com as outras, depois alegra-se com os amigos.
Estar perto é colocar-se no lugar do outro; é sofrer com ele as sua penas; é fazer-se presente mesmo distante; é ser um com o outro nas suas dores e alegrias.
Que possamos sempre ouvir dos amigos a frase: "Tinha certeza que podia contar contigo."
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
DERRUBAR OS MUROS DAS INCOMPREENSÕES
As causas das incompreensões são variadas, mas uma em especial é a mais frequente: a falta de escuta recíproca, de tentar perceber a experiência do outro e as suas emoções, para tentar ajudá-lo a viver melhor a sua realidade. Só isso bastaria para fazer desmoronar as barreiras dos mal entendidos.
Vivemos em um mundo doente de negativismo, medo e insegurança, mas podemos dar uma resposta imediata com o nosso agir. Podemos mudar o nosso modo de nos relacionarmos com quem está próximo a nós, derrubando barreiras e construindo pontes.
A melhor proteção é vivermos interligados e interdependentes através do amor mútuo.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 3 de novembro de 2015
ASSUMAMOS TODAS AS DIVISÕES
Na oração de Francisco de Assis tem a frase "Onde houver discórdia que eu leve e a união". Acho que é este o significado que podemos dar à frase de hoje.
O mundo em que vivemos é um mundo de conflitos. Como posso dar a minha contribuição para que haja a união? Semeando a paz nos ambientes onde vivo: na família, no trabalho, na rua, entre os amigos, na comunidade. Depois disso, aí sim, posso participar de campanhas a nível mundial.
Devo dar um mergulho em meu interior e buscar a minha união com Deus. É partir dela que consigo levar a união entre todos, assumindo todas as divisões.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
AMAR QUEM PASSA AO NOSSO LADO
Não podemos amar com projetos, o amor tem que ser imediato, no momento presente da vida.
Às vezes, com muita boa intenção, planejamos ajudar os necessitados e trabalhar pelo bem das pessoas, mas esquecemos de viver o momento presente.
Basta que amemos quem passa ao nosso lado e estaremos fazendo o que a caridade sugere. No agora podemos cumprir toda a missão que nos é pedida por Deus. O "Vem e segue-me" é instantâneo, não se planeja, e dois passos importantes são necessários: renunciar a si mesmo e amar a todos.
O amor realiza a comunhão mais verdadeira que possa existir, porque colocamos em comum com o outro nosso próprio ser. Mesmo a quem já partiu desse mundo podemos amar, nós os amamos com a oração e eles com a intercessão, pois estão inseridos em Deus, em Jesus que é nosso mediador de graças.
Lembremos, só é possível amar no agora a quem está ao nosso lado. É através dessa comunhão que chegamos a Deus.
Apolonio Carvalho
domingo, 1 de novembro de 2015
TODOS CANDIDATOS À UNIDADE
O maior louvor que podemos dar a Deus, que é um em três pessoas, é construir uma unidade entre nós que nos faça mais semelhantes a Ele na Trindade Santa.
Essa é uma graça que devemos pedir constantemente: que sejam canceladas as divisões, que cessem os conflitos, que exista a paz, que se realize a unidade entre indivíduos e entre os povos.
É um sonho, mas é o sonho de um Deus. Pode ser apenas uma oração, mas é a última que Jesus fez antes de voltar para o Pai "Que todos sejam um".
Este deve ser o nosso empenho em cada grupo onde estejamos, em cada família, no trabalho, em todos os lugares. Viver o amor intensamente para que a unidade seja possível e que ninguém seja excluído.
As únicas coisas que levaremos para a eternidade são o amor e a unidade, por serem a semelhança com Deus Uno e Trino.
Apolonio Carvalho
sábado, 31 de outubro de 2015
O TESTEMUNHO DO NOSSO AMOR PODE VENCER QUALQUER INDIFERENÇA
Ninguém fica indiferente ao testemunho do amor mútuo, pois exprime nem que seja um sentimento de inveja por não conseguir ainda inserir-se no círculo de sua atuação. Mesmo essa reação é positiva, pois significa o desejo de viver a regra de todas as regras, que supera todas as leis, que é a vida do amor recíproco.
O amor mútuo tem uma força que é ao mesmo tempo centrífuga e centrípeta, no sentido que tanto atrai as pessoas para dentro desse círculo do bem, como se expande e se propaga indo além de todas as barreiras.
E qual é a contribuição de cada um de nós para que isso se realize?
Sair do comodismo, colocar-se no lugar do outro, tomar a iniciativa de amar por primeiro, eliminar o individualismo e estabelecer como prioritária a vida de comunhão com o irmão, com o grupo, com a família, com a comunidade.
Esse é o tipo do amor que é sempre votorioso, que é antecipação do paraíso, que é viver assim na terra como no céu.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
QUANDO NOS AMAMOS MUTUAMENTE TUDO É POSSÍVEL
O amor não conhece barreiras. Nada pode frear a sua capacidade de superar obstáculos.
É assim o amor de uma mãe e de um pai pelo filho, para vê-lo bem em todos os aspectos.
É assim entre irmãos que se amam de verdade, entre amigos, em uma comunidade unida.
O amor entre nós não deve conhecer interrupções motivadas por mal entendidos, discórdia de opiniões ou qualquer tipo de diferença.
Não se cansa e não desanima por causa das dificuldades, mas vê em todas elas a possibilidade de ir além da dor, assumindo as cruzes com amor redobrado, com amor extremo de quem está pronto a dar a própria vida.
É esse o amor que Deus tem por nós e deu provas disso na pessoa de Jesus.
Façamos então a nossa parte, pois é isso que Deus quer de nós, que estejamos unidos por um amor que remove montanhas, que se dobra mas não se rompe, que não conhece a morte, pois renasce a cada dia.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
O AMOR MÚTUO ATRAI A PRESENÇA DEUS
Quando vivemos o amor mútuo sentimos a presença de Deus em nós e entre nós. Nosso coração arde com a chama do seu amor que se revela como luz, alegria plena, força, coragem e vida.
Coloco aqui um pequeno trecho de uma meditação de Chiara Lubich que fala sobre o valor dessa presença de Deus.
"Se estamos unidos, Jesus está entre nós. E isto vale! Vale mais do que qualquer outro tesouro que nosso coração possa ter: mais do que a mãe, o pai, os irmãos, os filhos.
Vale mais do que a casa, o trabalho, os bens; mais do que as obras de arte de uma grande cidade como Roma; mais do que os nossos afazeres, mais do que a natureza que nos circunda, com as flores e os campos, o mar e as estrelas; vale mais do que a nossa própria alma." (Chiara Lubich)
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
O AMOR MÚTUO É ENVOLVENTE
Na minha juventude conheci um grupo de jovens que viviam realmente o amor mútuo entre eles. Vi que estavam prontos a dar a vida uns pelos outros. Isso me envolveu de tal maneira que aderi imediatamente à proposta e até hoje procuro viver o amor nessa dimensão de reciprocidade.
Ele atrai, envolve e compromete. Não se pode ficar indiferente uma vez que se entrou em seu ritmo. É dinâmico e criativo, a sua prontidão é para todas as horas.
Mas existe uma razão para que seja assim. É que a vida do amor mútuo atrai a presença de Deus entre nós e é Ele quem abrasa nossos corações.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 27 de outubro de 2015
TESTEMUNHAR DEUS COM A VIDA
Para testemunhar Deus com a vida, não precisamos de palavras, basta fazer a diferença: ser o fermento na massa, o sal que dá sabor ao alimento, a luz que ilumina. Jesus repetiu muitas vezes esses conceitos. É o "ser" que conta, antes do "falar".
Quem dá testemunho com a vida, quando fala, apenas narra o trabalho de Deus em sua vida, revela o seu segredo que é a presença de Deus em tudo que faz. Daí a eloquência de seu falar, sem muitas palavras, mas com autenticidade.
As palavras não são suficientes para falar de Deus, mas em quem o testemunha com a vida, transparece a sua graça e sua presença.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
AMARMO-NOS INDO ALÉM DAS APARÊNCIAS
Não existe aparência mais terrível do que a do crucificado: sofrimento extremo, chagas, coroa de espinhos, além do mais, morrer na cruz era uma condenação para bandidos e criminosos, e ele tinha essa aparência moral naquele momento.
Mas quem o conhece, sabe que merece ser amado, deve ser amado, pode ser amado. Como e quando? Em todos aqueles que o assemelham.
Outras aparências mais banais que nos impedem de amar são a antipatia, a arrogância, a anarquia, a vulgaridade e a indiferença. Mesmo que sejam reais, devemos ir além, devemos amar mesmo assim. Nada deve frear o nosso amor ao próximo.
Apolonio Carvalho
domingo, 25 de outubro de 2015
ACREDITAR NA FORÇA DO AMOR ENTRE NÓS
Essa é a nossa tábua de salvação, porque acreditar somente nas próprias capacidades nos leva ao fracasso, sobretudo se queremos construir uma Obra de Deus.É como me sinto hoje. Impotente, incapaz de realizar aquilo que Deus me pede e ainda por cima, pondo a culpa nos outros.
Preciso acreditar que o amor entre nós é verdadeiro. E se não for, que se torne. Porém, não posso esperar pelos outros, tenho que tomar a iniciativa.
Peço forças a Deus para superar a mim mesmo e ir ao encontro dos irmãos com a determinação de redeclarar a minha disposição em dar a vida por cada um.
Que assim seja!
Apolonio Carvalho
sábado, 24 de outubro de 2015
TER MISERICÓRDIA
A misericórdia é um atributo de Deus, que Ele deseja que todos nós assimilemos.
Ela vai muito além da mera tolerância, ela aceita o outro como é, com seus defeitos e qualidades. Depois, demonstra essa aceitação com um perdão irrestrito, com um amor que cobre todas as faltas. Só depois disso ela corrige. Na verdade, as duas coisas são simultâneas, pode-se corrigir alguém e ter misericórdia ao mesmo tempo, o que significa colocar o amor antes de tudo.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
NÃO TER INVEJA UNS DOS OUTROS
A inveja é considerada um dos pecados capitais porque nos leva a desejar posses, status, habilidades e até mesmo dons espirituais que outros conseguiram. A palavra vem do latim invidia que significa olhar com malícia.
Ela é muito sutil e se manifesta de várias formas: como uma crítica à pessoa, com a difamação e o desdém, com desprezo ou com seu oposto, a bajulação e a subserviência.
A forma mais eficaz de combater a inveja é com a virtude da generosidade. Sermos generosos em gestos e palavras e na doação de nós mesmos, de tudo que somos e temos, como fruto da caridade.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
PERDOAR-NOS UNS AOS OUTROS
O amor destilado pelo perdão dá leveza à alma e liberta o coração de sentimentos corrosivos como o rancor e a mágoa. Dá igual benefício a quem perdoa e a quem é perdoado.
A humildade e a benevolência quando se encontram, saciam a sede de quem busca justiça e disseminam a harmonia entre nós; a humildade de quem pede perdão e a benevolência de quem o concede.
Não pedir perdão é como trancar as portas do próprio cárcere; não conceder perdão é como manter um animal feroz enjaulado dentro de si.
Hoje li uma frase em Tiago 2, 13b que me tocou muito:
"A misericórdia triunfa sobre o julgamento."
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
RECONHECER-SE COMO IRMÃOS
Essa frase vale para qualquer pessoa, mesmo as que gostaríamos de manter distanciamento. Somos filhos do mesmo Pai.
Mas esse reconhecimento deve ser feito no agir, no falar e até mesmo em pensamentos.
Isso exige um esforço da parte de cada um e sobretudo não pode haver cobrança, porque senão estamos querendo apenas ser reconhecidos e não reconhecer. A única cobrança deve ser a minha iniciativa.Irmãos de sangue nem sempre se reconhecem como tal. Vale para eles o esforço mútuo e cotidiano.
Quais os sinais visíveis desse reconhecimento?
Onde houver perdão, concórdia, prontidão ao serviço, escuta, perseverança no amar e na doação.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 20 de outubro de 2015
VIVER O AMOR ENTRE NÓS CONCRETAMENTE
A maior declaração de amor que podemos dar uns aos outros é na vida, no agir concreto.
A presença vale mais que mil palavras bonitas; estar junto em momentos bons e ruins é mais eloquente do que dizer gosto de você.
O amor tem consequências práticas com mangas arregaçadas: está por perto na hora das alegrias, está ao lado na hora da luta, está à frente na hora da dificuldade.
Não deixa que o outro conheça a solidão, nem que perceba sua ausência.
Amar concretamente é fazer pelo outro como faria por mim.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
AJUDAR-NOS UNS AOS OUTROS PARA TESTEMUNHAR DEUS
O testemunho individual é muito eficaz, pois temos a oportunidade de mostrar o trabalho de Deus em nossa vida.
Mas o testemunho coletivo de uma comunidade chama a atenção de todos. Atrai os olhares e os interresses, porque notam a comunhão entre todos.
Se alguém deve falar e outro o acompanha, a unidade está garantida e o resultado é além de nossas capacidades.
Se alguém deve realizar uma obra e não está sozinho, aquele feito não é visto como a obra um indivíduo, mas de Deus.
São muitos os exemplos onde a ajuda recíproca é um forte testemunho.
Apolonio Carvalho
domingo, 18 de outubro de 2015
DAR ESPERANÇA
Hoje se festeja o dia de São Lucas, que era médico, e por isso muitos países festejam o dia do médico em 18 de outubro.
A nossa missão não é apenas curar, mas distribuir esperança. Dar esperança a todos: esperança de cura, de melhoria na qualidade de vida, de relacionamentos verdadeiros, esperança de escuta e amizade que vão muito além das doenças, e esperança de viver a vida com dignidade até o último respiro.
Esperança de sanar o mal da maioria dos males, que é a solidão.
Esperança que cada um se sinta parte de uma família.
Esperança de curar-se dos males da alma, oferecendo compreensão, benevolência, perdão, acolhida e um amor que não faz distinções. E neste quesito, todos somos médicos.
Apolonio Carvalho
sábado, 17 de outubro de 2015
INFLUIR NO NOSSO AMBIENTE DANDO O EXEMPLO
Que atitudes devo mudar para começar a dar um exemplo de coerência?
Deus abomina a hipocrisia. Jesus chamava de raça de víboras aos fariseus e doutores da lei, que impunham pesados fardos ao povo, mas não os tocavam nem com um dedo.
No final de cada dia faço um exame de consciência, para detectar em que pontos errei, onde devo corrigir a conduta e o que posso fazer para melhorar o que já faço de bom.
A coerência no agir e no falar me concede autoridade moral e me dá condições para a filiação divina.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
O AMOR MÚTUO GERA A COMUNIDADE
O amor gratuito, que procura se igualar ao amor que Deus tem por cada um de nós, faz nascer a comunidade.
Assim nascem as famílias, as comunidades eclesiais, as associações de fiéis, os movimentos de renovação espiritual e as congregações religiosas.
Se nascem do amor mútuo, nascem de Deus.
Deus nos ama gratuitamente e nos dá a sua salvação. Se conseguíssemos a salvação por obras praticadas, seria um comércio fácil, mas ela nos foi dada gratuitamente pela fé.
As obras são os frutos desse amor, como também a comunidade, gerada por um amor vivo, pulsante e eficaz.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
COM A UNIDADE TEMOS A FORÇA DE IR EM DIREÇÃO A TODOS
Se estamos unidos no nome de Deus, do Bem, de sua Palavra e de seu Ensinamento, somos um, e teremos a força de Deus.
Iremos a todos levando essa força que é Luz e esclarece todo saber. Não podemos contê-la como riqueza própria e individual, devemos passá-la adiante, pois ela quer chegar a todos.
Se estamos unidos, o Mestre dos Mestres está entre nós e será ele a ensinar e conduzir as multidões como o fazia na Palestina durante sua vida terrena.
O conhecimento humano tem a capacidade de transformar muita coisa, mas o ensinamento de Jesus transforma a nós mesmos, transforma-nos nEle. Na vida de sua Palavra seremos outros Jesus-Mestre.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
AJUDAR-SE RECIPROCAMENTE
Quem já experimentou amar o próximo realmente como a si mesmo, descobriu uma força que nunca tinha sentido antes.
Quando esse amor é recíproco, essa força torna-se visível aos olhos de quem nos observa. Entendem que há algo diferente entre nós, que não somos apenas nós, tem mais alguém no nosso meio, e Ele é essa força, luz, ardor, alegria plena, que os outros desejam conhecer.
Por essa razão Jesus falou "Nisto reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."(João 13,35)
Apolonio Carvalho
terça-feira, 13 de outubro de 2015
PRESTAR ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DO OUTRO
Os pais que dão tudo que a criança pede, na verdade, não estão satisfazendo as suas necessidades, mas comprando seu afeto. Isso vicia e deforma o caráter.
A atenção que todos querem, mesmo as crianças, é de escuta, de acolhida total, de alguém que se faça um na alegria e na tristeza.
Prestar atenção é ser paciente, não se irritar, acreditar que o outro é capaz, não guardar rancor, desculpar, sofrer com ele, alegrar-se com a justiça e a verdade, fazer de tudo para que o bem triunfe.
Prestar atenção ao outro é amar concretamente, sem resquícios de egoísmo.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
ESTAR PERTO DOS ÚLTIMOS
Quem são os últimos?
Será que devo obrigatoriamente ir atrás dos mais necessitados?
Para quem sente isso como uma missão, ótimo. Mas para quem não sente, as oportunidades vem até ele.
Um amigo que sofre, um familiar em dificuldade, um desconhecido desesperado que cruza meu caminho, um refugiado que posso ajudar mesmo de longe, uma criança doente ou em situação de risco.
Toda pessoa que de algum modo, estando ao meu lado, tem uma necessidade identifica-se com o último em relação a mim.
Essa é a simplicidade da criança evangélica: não faz questionamentos, mas ama com prontidão.
Apolonio Carvalho
domingo, 11 de outubro de 2015
TRATEMO-NOS COMO IRMÃOS
Tratar-se como irmãos deveria ser um requisito gravado em nosso coração antes de qualquer contato com os outros, com qualquer pessoa, sobretudo aquela que está diante de nós no momento presente.
Em todo o ensino religioso, esse aspecto é repetido com insistência. Entende-se que sem ele não se consegue ter um relacionamento autêntico com o próprio Deus.
As leis humanas, por outro lado, reforçam esse ensinamento criando leis que favorecem o convívio.
A diferença está em fazê-lo por amor: amar o irmão para amar a Deus; amar a Deus através do irmão.
Apolonio Carvalho
sábado, 10 de outubro de 2015
A CARIDADE ENTRE NÓS ATRAI
"Vede como se amam e estão dispostos a morrer uns pelos outros."(Tertuliano)
Esse era o comentário que se fazia a respeito dos cristãos já no século III.
Uma comunidade que se ama é atraente, chama a atenção de todos e muitos querem juntar-se a ela.
Mas pode atrair também o ódio, como vemos ainda hoje em várias partes do mundo. E aí se verifica, mais uma a vez, a segunda parte da frase de Tertuliano "...e estão dispostos a morrer uns pelos outros." Sim, ainda existem comunidades que dão testemunho do amor extremo.
Vivamos também nós essa dimensão da caridade em nossas famílias e comunidades. Que quem nos vê possa exclamar: Vede como se amam!
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
O AMOR ENTRE NÓS TESTEMUNHA DEUS
Não podemos dizer que cremos em Deus e dar um contra testemunho por não viver o amor mútuo.
Jesus afirmou que será por isso que seremos reconhecidos como seus discípulos, se nos amarmos. É o nosso distintivo.
Mas mesmo alguém que não tem uma convicção religiosa, se vive o amor recíproco, dá testemunho da fraternidade universal que somos chamados a construir.
A demonstração desse amor não é romântica e com palavras bonitas, é feita com o serviço, com a prontidão e disponibilidade em vivermos uns pelos outros.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
O AMOR MÚTUO GERA A UNIDADE
A unidade traz consigo muitos efeitos, como a paz, harmonia, luz e solução aos problemas, força e coragem na jornada, alegria verdadeira e energia espiritual. E muito mais.
Para obtê-la com êxito, devemos viver o amor mútuo como Jesus pediu: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."(João 15,12) Essa deve ser a medida do amor para obter a unidade.
A unidade se realiza plenamente quando atrai a presença de Deus entre nós. Já não seremos muitos, mas um só.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
TER SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO
Ser simples de coração é ter um coração que não conhece condicionamentos. Nem mesmo os sentimentos o podem condicionar, ele é livre e ama a todos.Às vezes nos deixamos condicionar por sensações, impressões que podem não ser verdadeiras, ou comportamentos massificados "porque todo mundo faz assim".
O amor está acima das regras e protocolos. O próprio Jesus testemunhou isso quando sentou-se à mesa com os chamados pecadores públicos e quando realizou curas no dia de sábado.
Quem ama não infringe a lei porque o amor está acima dela, e sem eliminá-la aperfeiçoa seu cumprimento.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 6 de outubro de 2015
NÃO JULGAR-NOS
Nós temos a idéia que fazer um julgamento é atribuir a alguém um ato que não praticou. Também, mas não é sosmente isso. O ato pode ter sido praticado, mas o julgamento está em nossa interpretação, quando ousamos afirmar qual foi sua intenção.
Ou o contrário, julgamos por não ter feito nada.
Enfim, a maior fonte de julgamentos é a interpretação da intenção, algo praticamente impossível de saber se o outro não explicitar.
Para nos amarmos de verdade e para ver-nos sempre novos, é necessário dar um salto de qualidade nesse sentido.
O simples fato de esclarecer-se salva muitos relacionamentos e fortalece o amor mútuo.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
SABER PARTILHAR
Cada pessoa tem habilidades ou qualidades que podem ser partilhadas. Existem os talentos naturais, bens materiais e os dons espirituais. Tudo pode ser partilhado.
"Dai e vos será dado..."(Lc 6,38)
Quanto mais partilhamos nossos dons, mais eles se multiplicam, "Porque há maior alegria em dar do que em receber."(Atos 20,35)
As citações bíblicas sobre partilha são inúmeras. Isso indica que é uma coisa muito importante.
Se uma comunidade vive a partilha nesses moldes, colocando em comum o que tem e o que são, Deus, olhando para eles, dirá: "Este é meu Filho amado", pois verá Jesus presente entre eles.
Apolonio Carvalho
domingo, 4 de outubro de 2015
SER UNIDOS
Com frequência procuramos a união somente nos momentos de necessidade, sobretudo nas dificuldades.
Mais importante do que "estar" unidos circunstancialmente é "ser" unidos.
Podemos ser unidos quando vivemos pelo bem, pela paz, pelo amor, quando buscamos a unidade em tudo.
E se somos unidos, Deus está entre nós. Jesus está no nosso meio. Foi uma promessa sua: "Onde dois ou mais estiverem unidos em meu nome, aí estarei eu no meio deles." (Mt 18,20)
E não precisamos estar juntos fisicamente, basta que sejamos unidos e seremos um. Isso é fantástico!
Apolonio Carvalho
sábado, 3 de outubro de 2015
VER-NOS SEMPRE NOVOS
Apontar o erro do outro para afirmar que temos razão, aos poucos nos torna impiedosos.
Ao passo que acreditar que o outro pode mudar é sinal que eu também posso. Ou vice-versa.
Enfim, somos todos vulneráveis e imperfeitos, mas basta nascer o desejo de mudança em nosso coração, que Deus deposita em nós confiança total. Dá-nos o conforto de sua misericórdia e vê-nos novos.
Não é questão de dar nova chance aos outros, é questão de dar nova chance a nós mesmos, e ter um olhar semelhante ao olhar de Deus.Amemo-nos ao ponto de adquirir esse olhar de Deus uns para com os outros.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS
Para os cristãos essa é a identidade autenticada pelo próprio Jesus. É pela vida do amor recíproco que serão reconhecidos como tal. Sem ele nada do que fizerem ou disserem terá valor, como afirma o apóstolo Paulo.
Para as outras grandes religiões é também o amor, que atesta a autenticidade da fé.
Para quem tem convicções diferentes, recebe talvez outros nomes, como solidariedade, compaixão, altruísmo e tudo que é sinônimo do bem.
Tudo junto leva à fraternidade universal, onde somente a linguagem do amor é compreendida.
Difundamos a cultura do amor, do doar, do perdoar, e construiremos um mundo novo, assim na terra como é no céu.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
COM O AMOR MÚTUO É POSSÍVEL SUPERAR TODAS AS DIFICULDADES
A certeza que não estamos sozinhos nos dá animo e coragem para enfrentar e solucionar os problemas.
Quando no meio de um turbilhão de coisas aparece um amigo, é como uma luz na escuridão, é como uma tábua de salvação em meio ao oceano. Talvez ele não tenha a solução, mas sua presença ajuda a transpor qualquer barreira.
Quando se escala uma montanha, o que dá segurança é que todos estão ligados por uma corda.
Entre nós deve ser assim, devemos estar unidos pela corda do amor recíproco, que nos leva a superar as montanhas das dificuldades.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
FAZER DA HUMANIDADE UMA ÚNICA FAMÍLIA
No mundo atual, a humanidade necessita reforçar o fato que somos todos irmãos.É o momento de evidenciar tudo o que nos une, independente de cultura, religião, convicções políticas. Somos um único povo que habita esse planeta e assim devemos nos reconhecer.
As barreiras raciais, fronteiras, ideologias e crenças que segregam, foram criadas pelo homem, mas no pensamento de Deus não é assim.
Somos filhos de um único Pai e formamos uma única família.
Esse deve ser meu olhar com relação ao meu semelhante: seja ele quem for, temos a mesma origem em Deus.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 29 de setembro de 2015
NÃO FAZER AOS OUTROS O QUE NÃO GOSTARIA QUE FOSSE FEITO A VOCÊ
Essa frase não é um incentivo a agir de forma passiva. Nem tampouco é uma regra de tolerância para uma convivência razoável. Ela é um estímulo ao bem, ela faz parte da regra de ouro.
Não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem a mim, significa fazer-lhe o bem sempre.
Deixar-me conduzir pela energia que emana do coaração amoroso de Deus e fazê-la chegar a cada pessoa que cruza meu caminho.
Não à vingança é perdão; não ao egoísmo é partilha e acolhida; não à exploração é valorização; não à indiferença é atenção; não à discriminação é igualar-se; não ao ódio é ser amor.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
INTUIR AS NECESSIDADES DO IRMÃO
O amor é intuitivo e se antecipa às necessidades da pessoa que é objeto de sua atenção.
Devemos ter um amor delicado, atencioso, que cuida de verdade, que está atento à carência do irmão e supre a sua necessidade a todo instante.
O desejo de amar já é amor, por isso traz consigo a intuição, a iniciativa, a prontidão em atender o outro em tudo que precisa.
A medida do amor é abundante e transbordante em generosidade, mas nunca é excessiva, dá apenas o necessário.
E a quem doa, resta a sensação de plenitude que é o cêntuplo de Deus.
Apolonio Carvalho
domingo, 27 de setembro de 2015
ACOLHER CADA PESSOA NA SUA DIVERSIDADE
Nós temos receio do "diferente", daquela pessoa que pode nos dar trabalho, tornar-se difícil no relacionamento ou que tenha um comportamento e idéias muito diferentes.
Por outro lado, temos receio também das pessoas iguais a nós e que podem tornar-se concorrentes de alguma maneira.
Devemos saber acolher todos, cada um em sua peculiaridade, na sua riqueza como pessoa. Sim, riqueza, pois fomos feitos como dom uns para os outros.
O que cada pessoa tem de diferente de mim não é um dano, mas um dom. Se a vejo assim, saberei amá-la e acolhê-la na sua diversidade, que será para mim uma riqueza. E vice versa.
Apolonio Carvalho
sábado, 26 de setembro de 2015
APRENDAMOS A ESCUTAR
Saber escutar não é fácil, sobretudo quando entendemos que estamos com a razão.Em alguns casos a razão deve prevalecer, como por exemplo, o médico prescreve o tratamento adequado mas o paciente não o aceita. Claro, a razão deve prevalecer, mas isso não impede que o médico escute mais as suas razões, amando-o com uma escuta total.
Comigo acontece às vezes de o paciente ir embora insatisfeito, mas ao invés de criticá-lo, procuro fazer um exame de consciência se realmente soube escutá-lo. Ontem mesmo ocorreu um caso.
Quando penso que aprendi, acontece o contrário, e vejo o quanto sou imperfeito em saber escutar.
Vale o esforço nesse novo dia, de recomeçar e fazer um vazio total para acolher o outro.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
NA DIVERSIDADE NOS ENRIQUECEMOS RECIPROCAMENTE
Gosto de repetir a mim mesmo que nunca devo tornar-me auto suficiente, porque começaria a empobrecer em todos os sentidos.
Essa é a minha experiência como profissional médico. Aprendo com os colegas, técnicos de outras áreas, auxiliares e, sobretudo, com os pacientes.
Estar atento a escutar a opinião do outro é um enriquecimento sem igual. Aprende-se coisas novas e velhas, evita-se erros, otimiza-se resultados.
Mas acima de tudo, enriquecemos os relacionamentos, valorizando cada um na sua diferença e na sua especificidade, seja ela cultural, profissional ou comportamental.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
QUERER O BEM DE TODOS
Ao ler essa frase pensei ser fácil vivê-la, pois afinal desejar o bem a alguém não deve ser algo difícil.
Sem me dar conta, meu pensamento foi a duas pessoas que me causaram certo mal no passado, e nasceu um sentimento sutil de vingança.
Imediatamente fiz uma oração por elas, pedindo pelo seu bem. Ofereci aquele momento também pelas pessoas que agem da mesma forma, para que sintam o amor de Deus em suas vidas.
Livre de sentimentos ruins, comecei a pedir por aqueles que amo naturalmente, os amigos e parentes.
Querer o bem de todos é empenhativo. É a virtude da benevolência que requer também mansidão e humildade.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
CONHECER OS COSTUMES E AS TRADIÇÕES DE TODOS PARA AMAR MELHOR
Um detalhe mínimo às vezes faz uma grande diferença. Por exemplo: você convida alguém de fora à sua casa e lhe oferece um almoço típico de sua região. É um ato de amor concreto.
Conhecer cada pessoa, dá-nos a possibilidade de refinar o nosso amor, fazendo-nos um em coisas simples e em coisas mais profundas, que tenham significado importante para ela.
O amor não massifica, mas é exclusivo para cada pessoa. Cada um deve ser amado como gostaria. Ser escutado, entendido e atendido em sua necessidade.
A cada um devemos dar o que é seu, nosso amor total de modo exclusivo.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 22 de setembro de 2015
PRONTOS AO SACRIFÍCIO
Quando amamos, fazemos com prazer muitas renúncias pela pessoa amada. Sacrificamos nossas vontades para satisfazer as suas.
O mesmo vale se queremos amar a Deus. Pequenas ou grandes renúncias servem se as fazemos para progredir espiritualmente.
Existe um sacrifício que nos aproxima muito de Deus, que é a prática da misericórdia.
Perdoar requer um enorme sacrifício, porque temos que renunciar às nossas razões.Pedir perdão requer o sacrifício da humildade.As duas ações juntas fazem com que o amor recíproco torne-se inabalável.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
NÃO BUSCAR O INTERESSE PRÓPRIO
Em alguns momentos Jesus é muito taxativo, por exemplo: "Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado" (Lc 14,11).
Às vezes buscamos somente o nosso interesse ou ter vantagens sobre os demais. Queremos aparecer, ter prestígio, reconhecimento e momentos de glória.
Jesus ensina o contrário: ser o servo de todos, servir aos últimos, a quem não pode retribuir, e assim, garantir uma recompensa que vem do próprio Deus.
Deus quer o nosso progresso, sucesso e realização. No entanto, Ele sabe que isto não se encontra na arrogância e no egoísmo, mas sim na generosidade.
Apolonio Carvalho
domingo, 20 de setembro de 2015
VALORIZAR CADA PESSOA
Todos tem algo de positivo, por mais que estejam embrutecidos pelas ciscunstâncias da vida.
Pelo menos na essência, somos semelhança com Deus, por isso devemos buscar no âmago de cada ser humano os pontos positivos, e ressaltá-los para que sejam mais valorizados. Às vezes, nem a própria pessoa sabe o valor que tem.
Sejamos responsáveis uns pelos outros. Coloquemos em relevo somente o positivo, e descobriremos um mundo feito de pessoas boas e capazes, de gente do bem, de filhos de Deus.
Não tenhamos uma imagem fragmentária das pessoas, olhemos além de suas faltas, pois é assim que Deus nos vê.
Apolonio Carvalho
sábado, 19 de setembro de 2015
AMAR O OUTRO COMO ELE DESEJA SER AMADO
A regra de ouro de todas as religiões é "Fazer ao outro o que gostaria que fosse feito a mim". E vale também o contrário "Não fazer ao outro o que não gostaria..."
Para viver bem essa regra o apóstolo Paulo inventou uma estratégia: o "Fazer-se um".
Chorar com chora, alegrar-se com quem se alegra, fazer-se tudo com todos, excetuando somente o pecado, pois esse não é expressão do amor.
Ter sempre essa pergunta na cabeça: Como eu gostaria de ser tratado na mesma situação? Pronto! Aqui temos a resposta para saber como agir.
Assim, seremos sempre expressão do Amor para com todos.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
CONFIAR A DEUS TODAS AS PESSOAS QUE ENCONTRAMOS
Depois de uma experiência vivida ontem, onde não consegui ajudar diretamente uma pessoa, entendi melhor que se confiamos as pessoas a Deus, tudo se resolve da melhor maneira.
Mesmo quando a ajuda está ao nosso alcance, devemos antes, entregar tudo a Deus.
Essa entrega total favorece a sua ação em nossa vida. Nem sempre é do modo que planejamos, pois uma coisa é a nossa vontade e outra é o desígnio de Deus para nós. Se coincidir com nossos planos, fiquemos felizes, se não coincidir fiquemos mais felizes ainda, pois certamente será o melhor para todos.
Nós podemos ajudar as pessoas, mas Deus pode salvá-las.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
QUEM NÃO AMA O IRMÃO, NÃO AMA A DEUS
Essa frase parece muito forte, mas levando em conta que Jesus disse que considera feito a si qualquer ato praticado em relação ao irmão, ela é verdadeira.
Portanto, temos que ter cuidado com o que dizemos e fazemos. E dizer, não somente com palavras, mas com todas as expressões da comunicação.
Estamos vivendo uma época onde a disseminação do ódio se propaga através dos meios de comunicação: TV, jornais, rádio, internet, música, etc. Nós mesmos podemos estar sendo induzidos a fazer o mesmo.
Por isso, é importante que essa frase nos choque, nos sensibilize e nos motive a amar mais, a amar a todos, a amar sem medidas.
O ódio só destrói o mundo, enquanto o amor o reconstrói.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
NÃO TER INVEJA
Se nos perguntarem se somos invejosos, certamente responderemos que não. Mas se fizermos um exame de consciência profundo, descobriremos que esse é um defeito que nos acompanha no dia a dia.
Basta um pouco de desânimo e começamos a achar que o jardim do vizinho tem sempre mais flores que o nosso.
Um modo de combater a inveja é ter gratidão pelo que já possuímos.
Sempre que nos invadir um sentimento nocivo de desejar ser como os outros ou ter o mesmo que eles, procuremos agradecer algo que já temos.
Descobriremos que somos muito mais ricos do que possamos imaginar.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 15 de setembro de 2015
QUANTO MAIS UNIDOS A DEUS, MAIS SOMOS CAPAZES DE AMAR
O amor ao irmão nos leva diretamente a Deus, mas o contrário também é verdadeiro: quanto mais amamos a Deus, mas somos capazes de amar os irmãos.
Uma coisa leva a outra, mas o fato de estarmos unidos a Deus é a motivação primordial para amar.Às vezes me surpreendo quando alguém fica admirado por um pequeno gesto de minha parte. Para mim tornou-se natural agir assim, mas para ele é algo inusitado.
Constato que quanto mais desejo estar unido a Deus, mais me sinto impelido a amar.
E quanto consigo amar o irmão, nos momentos de recolhimento, torna-se imediata a conexão com o divino.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
ESTIMAR TODAS AS PESSOAS
O mal comportamento de uma pessoa faz-nos esquecer todo o bem que ela já nos tenha feito. Agimos como se nós também não tivéssemos defeitos.
O único modo de eliminar esse mal de nosso meio é cultivar a estima das boas qualidades de cada um. Todos nós temos qualidades boas e menos boas. Quando somos reconhecidos apenas por nossas fraquezas sentimo-nos injustiçados, pois não está sendo levado em conta o que temos de bom.
Não devemos ser coniventes com o erro, mas também não mentimos se colocamos em relevo o positivo das pessoas.
O positivo incentiva ao bem e à estima recíproca.
Apolonio Carvalho
domingo, 13 de setembro de 2015
IR AO ENCONTRO DE CADA PESSOA
Com cada pessoa que encontrar nesse dia, devo ter uma atitude de iniciativa.
Oferecer meu serviço, saber escutar, fazer-me um com suas alegrias e dores,
Não apenas acolher, mas ir ao encontro. Estar ao lado de quem se sente só, ser consolo para o triste e conforto para o que sofre.
Vibrar e participar de suas conquistas, multiplicar suas alegrias, dar apoio e incentivo.
Disseminar o bem, semear a paz, cultivar o amor e colher frutos de prosperidade espiritual.
Apolonio Carvalho
sábado, 12 de setembro de 2015
SERVIR O OUTRO
Estar a serviço não é ser subserviente, é viver uma obediência que é feita por amor. Por outro lado, se alguém se beneficia com a autoridade que lhe é concedida, já a perdeu.
Servir é colocar-se no lugar do outro e atender às suas necessidades; é realizar com zelo seu papel de profissional para o bem da sociedade; é ir além da simples obrigação; é aprimorar-se em tudo para melhor servir.
Toda e qualquer autoridade que nos é dada, é para o serviço. O pai e a mãe servem à família, o governante serve ao estado, o juiz serve à verdade e à justiça, o líder religioso aos fiéis, e todos juntos servimos a Deus.
E Deus ficará feliz se abrirmos as fronteiras do nosso egoísmo, para servir o irmão.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
AMAR COM GENEROSIDADE
Uma das características do amor é a generosidade. Ama em abundância e não se cansa, não para por já ter amado, ama sem fazer distinções, ama por primeiro, ama até o fim.
Ama e se cuida a si mesmo, não por egoísmo, mas para poder amar mais e melhor.
Espelha-se no amor de Deus, que não se deixa vencer em generosidade. Ama ao Amor através do irmão.
Amemos incansavelmente, pois o amor é vida.
Amemos generosamente, pois de graça o recebemos.
Amemos sem limites, pois sua fonte é inesgotável.
Amemos ao extremo, pois não existe amor maior do que dar a própria vida.
Amemos! Até sermos vencidos e transformados no Amor.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
VIVER O DESAFIO DA DIVERSIDADE COM O AMOR
Se aceitar o diferente de mim já é difícil, amá-lo é desafio maior ainda.
Vejamos o diz Jesus a respeito: "Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam. Abençoai os que vos maldizem, orai pelos que vos injuriam."(Lc 6, 27-28)
E depois continua dizendo coisas meio chocantes como: "Se alguém te bater, oferece-lhe a outra face".
Ele é bem mais radical e vai mais longe do que simples diferenças.
Jesus nos choca com suas idéias, porque ele sabe que só assim implantaremos definitivamente o reino do amor entre nós, quando formos capazes de suplantar ódio, vingança e outros males.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 9 de setembro de 2015
NÃO JULGAR
É impossível interpretarmos a intenção de outra pessoa. E assim, caimos no erro de julgar as aparências.
Acontece de termos uma impressão negativa sobre alguém e depois, ao conhecê-lo melhor, mudamos de opinião.
Mesmo quando uma pessoa comete um erro, não nos compete julgar. Sobretudo se não sabemos onde está a verdade.
Um colega de curso foi acusado de um crime muito grave. Minha primeira reação foi de decepção, pois na época da faculdade éramos muito amigos. Foi julgado e condenado e está cumprindo sua pena. Soube que no presídio se coloca à disposição dos outros presos como médico.
Pensei: Se é realmente culpado, está cumprindo o que determina a justiça humana. Se é inocente, certamente está se purificando de outros erros que é consciente de ter cometido.
Seja qual for a situação a sua consciência está diante de Deus.
Assim, ano passado, propus aos outros colegas de turma que fizéssemos chegar até ele um sinal de nossa antiga amizade. Um de nós foi visitá-lo em nome de todos, levando-lhe uma nossa lembrança.
O fato o emocionou muito. O outro colega teve a impressão que ele está sofrendo muito, mas que está se reerguendo por dentro, sendo uma nova pessoa.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 8 de setembro de 2015
VER O IRMÃO COMO DEUS O VÊ
Deus nos vê sempre novos. Ele olha para o nosso "dever ser" e cobre as nossas faltas com a sua misericórdia infinita.
Quando cometemos um erro ou um pecado, sofremos as consequências, pois no jogo da vida colhemos o que plantamos. Mas basta reconhecer sinceramente a nossa falta, que Deus nos concede a sua indulgente presença.
Da mesma forma devemos nos tratar reciprocamente. E como na vida do amor devemos tomar a iniciativa, devo eu, por primeiro, ver o outro como Deus o vê, com um olhar de misericórdia.
Olhar-nos sempre novos, pactuando o perdão e ajudando-nos em nossas fraquezas.
Posso compreender o outro e tratá-lo com clemência, pelo simples fato que eu também sou vulnerável e capaz de cometer erros.
Somos os únicos seres que trazem em seu DNA a marca indelével do criador e que nos faz semelhantes a Ele, que nos faz capazes de amar e perdoar.
Assim devemos nos ver uns aos outros.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 7 de setembro de 2015
SUPERAR AS DIFICULDADES COM A CARIDADE
Toda e qualquer dificuldade que encontrarmos nesse dia, deve ser motivo para que aumentemos ainda mais a caridade entre nós.
Nada pode turbar um coração amante, e cada desafio o faz destilar a seiva do amor que permeia sua vida, sublimando os amargores, usando as pedras do caminho para construir um mundo melhor e fazendo de cada obstáculo um trampolim que o lança para o alto para mergulhar mais profundamente na caridade de Deus.
A montanha dos problemas parece muito alta para ser escalada, contorne-a pela estrada do amor; as barreiras parecem intransponíveis, deixe-se ajudar pelos irmãos; você chegou ao limite do impossível, confie em um Deus que já venceu o mundo.
"O amor vence tudo" dizia Virgílio, poeta romano da antiguidade.
Vivamos esse dia no amor que não conhece barreiras e que não cessa de amar diante das dificuldades.
Apolonio Carvalho
domingo, 6 de setembro de 2015
DEUS PREFERE A CARIDADE AO SACRIFÍCIO
Às vezes é até mais fácil fazer sacrifícios do que amar e servir ao próximo. Por isso a melhor penitência é amar o irmão.
O apóstulo Paulo afirma que podemos dar o corpo às chamas, mas se não tiver amor, de nada vale.
O amor deve prececer todo e qualquer sacrifício em nome de Deus, pois está bem claro que é isso que mais lhe agrada.
Não é negativo fazer sacrifícios e oferecer a Deus, contanto que sejam precedidos por uma atitude de amor para com todos.
Para cumprir um ato de amor devo sair de mim, renunciar a algo meu em favor do outro. Em outras palavras, naquele momento, dou a minha vida. E ninguém tem maior amor do que quem dá a vida por seus amigos.
Quando vemos alguém que se devota em favor dos outros, dizemos que ele não vive a sua vida. É justamente esse o maior sacrifício, desde que seja um amor equilibrado e dirigido antes de tudo a Deus.
Apolonio Carvalho
sábado, 5 de setembro de 2015
ESQUECER O MAL QUE NOS FERIU
Responder ao mal com o bem faz o nosso coração se dilatar até o ponto de não mais se turbar com as ofensas recebidas.
Se alguém nos faz um mal, não usemos a mesma arma, pois isso nos iguala a ele. Usemos a arma do amor, que nos distingue e nos coloca em um nível superior.
Ter coragem não é revidar, mas sim oferecer a outra face.
Não importa se alguém tem algo contra nós, basta que não tenhamos nada contra ele e desejemos somente o seu bem.
Um coração sem rancores é um coração livre e feliz.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
SEM A CARIDADE NÃO EXISTE UNIDADE
A concórdia fortalece e a união dá poder, mas nada se compara à unidade.
A unidade é quando não somos mais dois, três ou muitos, mas um só. Um só coração e uma só alma.
Para que esse fenômeno aconteça é necessário que exista a caridade entre todos. Ela deve tornar-se o único vínculo, o único compromisso, um pacto.
A caridade possibilita a unidade e nela estão contidas todas as forças do bem.
Quando há unidade, quem nos vê não diz que estamos unidos, mas exclama: "Veja como se amam!"
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
SER EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS PARA TODOS
A pureza do amor deve me levar ao desapego até mesmo do ato de amar. Amo não por mim, mas por Deus. Isso faz com que meus atos sejam fidedignos e verdadeiros atos de amor, pois nada tem de individual e egocêntrico.
Vejo que quando consigo agir assim, a pessoa que foi objeto do meu amor, agradece antes de tudo a Deus, pois sente-se amada por ele.
Que bem maior posso desejar ao outro senão que se sinta amado por Deus diretamente?
A mais alta qualificação ou título que posso alcançar, é ser digno de ser um instrumento de Deus.
Que assim seja!
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
AMAMOS A DEUS QUANDO AMAMOS O IRMÃO
Há muitas maneiras de servir a Deus. A expressão desse amor pode ter muitas matizes, mas a mais visível e convincente é o amor ao irmão.
Ele supera todas as penitências e sacrifícios, todos os cultos ritualísticos e todo estudo das coisas de Deus.
Já com ele, damos sentido a tudo isto e muito mais.
Se digo que amo a Deus e não amo o irmão, esse amor é vão, não é nem mesmo amor.
Noto que quando consigo viver esse amor ao próximo, nos momentos de oração, encontro um vínculo já estabelecido com Deus.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 1 de setembro de 2015
AMAR COMO A SI MESMOS
Para quem ama nada é difícil, nada está fora do seu alcance.
O milagre do amor constrói o mundo, destruindo os obstáculos do ódio e do rancor. Subjuga a inveja, a impaciência, a violência e todos os vícios.
O poder de gerar e regenerar está no amor. Ele dá valor a todas as coisas e eleva o gesto mais simples ao patamar do heroísmo.
Quem ama, conquista amigos que se tornam irmãos.
Quem ama, fala a língua dos anjos e faz o amor de Deus transbordar à humanidade.
Quem ama o próximo como a si mesmo, cumpre todas as leis, preceitos e regras, e celebra o mais sublime culto.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
TER AMOR PARA COM TODOS
O amor recíproco não dá espaço para nada de negativo.
Fazer ao outro o que gostaria que fosse feito a si mesmo, poderia ser a única lei. Pelo menos entre os cristãos e fiéis de outras religiões que proclamam a mesma coisa.
Porém, caímos sempre no mesmo erro de ter um "amor" que escolhe a quem amar. Ora, isso na verdade é uma atitude conveniente, amar somente a quem pode retribuir.
A arte de amar, segundo Chiara Lubich, inclui: Amar por primeiro, reconhecer a presença de Deus em cada pessoa, fazer-se um com o próximo, amar como a si mesmo e amar a todos indistintamente.
A proposta de hoje é ter um amor que não faz distinções.
Apolonio Carvalho
domingo, 30 de agosto de 2015
NUNCA AMAMOS O SUFICIENTE
O nosso amor é imperfeito. Traz consigo resquícios de pretensões e interesses.
O amor perfeito está em Deus e o devemos ter como meta.
Seu amor de misericórdia infinita é o sinal mais tangível de perfeição. Ama-nos quando nem mesmo merecemos, concede-nos seu perdão quando merecemos ser condenados, não leva em conta nossa fraqueza quando temos o sincero propósito de amá-Lo.
Exprimiu seu amor extremo em Jesus na cruz, quando gritou o seu abandono e quando enfim resgatou-nos para sempre.
Tendo Jesus como mestre no amor, procuremos atuar o amor perfeito, gratuito, sem nenhum interesse, para chegarmos o mais próximo possível do seu modelo, afim de sermos reconhecidos pelo Pai como outros pequenos Jesus.
O amor perfeito deixa toda a glória para Deus e guarda para si somente os dizeres: "Servo inútil e infiel, não fez nada além de seu dever."(Lc 17, 10)
Apolonio Carvalho
sábado, 29 de agosto de 2015
NÃO PARAR DIANTE DAS DIFICULDADES
Que cada dificuldade que se apresente nesse dia seja um estímulo a viver melhor a caridade; que seja a oportunidade de superar barreiras e seguir adiante; que sejam momentos onde consigo ir além de mim mesmo e viver o outro.
Que nada me perturbe, nem os meus limites, nem os limites dos outros e muito menos as circunstâncias.
Que meu projeto para esse dia seja apenas a vontade de Deus em qualquer situação e a todo custo.
Nada me detém se tenho uma meta segura. E a minha meta é não me afastar da vivência do amor.
Que eu seja humilde o suficiente para saber perdoar e pedir perdão.
Que no final desse dia eu possa fazer um agradecimento a Deus por tudo que vivi e repetir como Paulo: "Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé."(2 Timóteo 4,7)
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
APRENDEMOS A AMAR, AMANDO
Uma criança aprende a falar repetindo palavras ditas pelos adultos. No início não pronuncia bem, mas com a repetição começa a articular melhor até que chega à perfeição.
Um atleta treina exaustivamente até alcançar a forma física ideal. E quando alcança uma meta, traça outra e recomeça a treinar.
Da mesma forma é a vida do amor, devemos recomeçar sempre. A perfeição do amor não é algo estável, que estagna quando alcançou sua meta. A sua perfeição consiste no recomeço do momento presente. É cada momento que consigo sair de mim para viver o outro; que sou capaz de dar a minha vida, meu tempo, capacidades em favor dos irmãos.
Aprende-se a amar, amando. Ao ponto de tornar-se automático, natural e espontâneo agir assim.
O amor constante nos leva à santidade de Deus, que é a perfeição da caridade.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
NÃO TER RESPEITO HUMANO
O respeito humano nada mais é do que o receio daquilo que os outros irão pensar de mim.
Não agir segundo a minha consciência e convicção, mas segundo a norma em geral, para não me expor.
Com isso, peco por omissão. Não dou testemunho da verdade, para estar tranquilo diante dos outros.
Esse tipo de escrúpulo me impede de entender que, o que o mundo precisa é de coerência, de sinceridade e honestidade nas ações, e não de pessoas apáticas que não tem coragem de assumir suas convicções diante de qualquer outra pessoa e de qualquer situação.
Por exemplo: não assumo ser cristão em certos ambientes por receio de não ser entendido ou de ser ridicularizado. Isso é respeito humano. Não falo de Deus em público ou não faço determinada ação, para não ser taxado de diferente ou antiquado. Enfim, o respeito humano que me impede de agir, não é respeito, é um freio da verdade.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
QUE SEJA A CARIDADE A NOS IMPULSIONAR A AGIR
Agir com caridade não é uma questão de sentimento, é uma questão de decisão.
A orígem da caridade está em Deus e deve ser ela a impulsionar a nossa vontade e nossas ações.
Nunca agir motivados pela emoção e pela euforia, pois são enganosas e mostram o mundo colorido demais e pouco real.
Nunca agir motivados pela ira, pois ela anula a razão e aprisiona nosso coração com as amarras do ódio.
Busquemos a presença do amor em nosso íntimo, tiremos as cinzas da indiferença que querem apagar sua chama. Seu fogo deve arder em nosso peito, queimando e consumindo os sentimentos ruins e purificando os bons.
Que a caridade reine entre nós e nos faça pessoas melhores, pois ela é a mãe de todas as virtudes.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 25 de agosto de 2015
NÃO GUARDAR RANCOR
O rancor é um sentimento muito destruidor. Destrói até mesmo a lembrança de coisas boas que uma pessoa nos tenha feito no passado, para deixar lugar apenas à mágoa que ela nos causou.
Porém, basta a coragem de sair de si para praticar um ato de amor, que o rancor se dissolve como gelo ao sol. Basta aprender a perdoar e a pedir perdão, que o rancor é substituído pela misericórdia.
Somos frágeis, nós e os outros, mas se deixarmos que o amor permeie as nossas relações, seremos fortalecidos e viveremos na paz e na alegria.
Não acumulemos sentimentos negativos em nossos corações, pois eles destroem, antes de tudo, a nós mesmos.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
DIFUNDIR O AMOR AO NOSSO REDOR
A frase de João da Cruz, místico espanhol, "Onde não há amor coloca amor e encontrarás amor", poderia ser o nosso lema para este dia.
O amor que colocamos em tudo o que fazemos, reencontramos de alguma maneira. Mesmo que as pessoas não o retribuam, Deus nos responde diretamente com sua graça, pois Ele não se deixa vencer em generosidade.
Porém, essa não deve ser a nossa motivação, a retribuição. Devemos amar na gratuidade. Se assim o fizermos, o amor se difundirá à nossa volta.
Coloquemos amor em tudo e o distribuamos a todos e veremos o amor vencer.
Apolonio Carvalho
domingo, 23 de agosto de 2015
PARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS
Aprendemos muito com a reflexão, com a meditação da Palavra, mas aprendemos também com a partilha de vida, compartilhando as experiências feitas depois da reflexão.
A troca de experiências é uma verdadeira comunhão e ajuda a nos tornarmos um só coração e uma só alma.
Ao colocar em comum com os outros o que estou vivendo, transmito para eles a luz que recebi. Claro que essa partilha deve ser feita sem nenhum traço de soberba, pois a soberba espiritual é mais danosa do que mesmo a humana, porque destrói o trabalho que Deus faz em nossa vida.
Se é colocada com a devida humildade, edifica e ilumina a todos, além de dar glóra a Deus.
De fato, Jesus afirma isso quando disse: "Assim, brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vendo as vossas boas obras glorifiquem vosso Pai que está nos céus."(Mateus 5,16)
Mesmo se em algum momento não consigo viver bem A Palavra, o reconhecimento dos meus limites me dá condições de recomeçar, e isso é positivo e merece ser colocado em comum.
Apolonio Carvalho
sábado, 22 de agosto de 2015
NÃO SE POUPAR
Nunca fazemos demais em se tratando de amor.
O nosso amor deve espelhar-se no amor de Deus que é intenso e infinito, que não se esgota.
Portanto, quando tivermos amado e pensarmos que já fizemos bastante, lembremos do que está dito em Lucas 7, 10:"... Somos servos inúteis e infiéis, fizemos apenas o que devia ser feito."
Mas isto não deve nos desanimar, ao contrário, deve nos dar forças para seguir adiante, pois em se tratando de amor, não devemos nos poupar.
O exemplo a ser seguido é sempre o de Jesus, que amou de modo extremo a cada um de nós e de quem se diz: "E tendo amado os seus, amou-os até o fim."(João 13,1).
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
NÃO TER PREFERÊNCIAS NO AMOR
O amor, entendido como serviço ao próximo, não tem exclusividades nem preferências, ama a todos igualmente.
Aí está a sua pureza, não tem interesses nem pretensões, ama motivado pelo próprio amor e nada espera em troca.
Não sofre influência dos afetos, pois serve ao desconhecido assim como serve aos seus caros.
E aqui acontece um fenômeno especial: cada pessoa sente-se amada de modo exclusivo e único, porque sendo um amor de natureza divina, desvela em nós a nossa mais pura essência, a nossa semelhança com Deus, que nos fez capazes de amar.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
NÃO ESQUECER OS DOENTES
"Porque tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; era forasteiro e me acolheste; estava nu e me vestiste; estava enfermo e me visitaste; estava na prisão e foste me ver." (Mt 25, 35-36)
Para quem interessar, essas são as questões do nosso exame final. Seremos interrogados somente sobre o amor no final da vida, e nada mais.
Visitar um doente, cuidar dele, mesmo se é amigo ou parente, deve ser feito reconhecendo a presença de Deus nele. Isso o ajuda duplamente, pois tem o conforto da presença amiga e a presença de Deus em nós, que o visita.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
DAR ATENÇÃO AOS MAIS FRACOS
Deus nos ama gratuitamente e gratuitamente devemos amar. Por isso, devemos preferir àqueles que em nada podem nos retribuir, os mais fracos.
Defendê-los das injustiças ou ajudá-los nas situações de dificuldades.
Mais fracos nem sempre significa mais pobres. Pode ser alguém que está na ignorância ou não tem acesso aos seus direitos; pode ser alguém que depende de nós de alguma maneira ou também uma criança; pode ser um idoso ou um doente; ou ainda, alguém que necessita orações ou uma ajuda espiritual. Enfim, se estivermos atentos, haverá sempre alguém mais fraco em algum aspecto e que podemos ajudar.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 18 de agosto de 2015
AMAR OS INIMIGOS
Quem são meus inimigos e como posso amá-los?
E por que Deus me pede isso?
Algumas pessoas tem inimigos explícitos, com quem romperam a relação por algum agravo acontecido. Porém, a grande maioria não sabe identificar, nesses moldes, um verdadeiro inimigo.
Há quem me prejudique por ser desonesto, difamador, infrator de trânsito, preguiçoso, invejoso ou malicioso.
Devo fazer o bem a estas pessoas, orar por elas.
Deus quer que eu aja dessa maneira, porque sabe que assim sou construtor de fraternidade.
O amor vence tudo, mas deve vencer primeiramente dentro de mim.
Se abrando meu coração, conquisto a paz.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
ACOLHER OS POBRES COMO PREDILETOS
Ao jovem rico que interrogou Jesus sobre como fazer para ganhar o céu, Jesus mandou viver os mandamentos. Como ele insistiu ainda, Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens e dê o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me”.(Mt 19,21)
Antes de dizer isso, Jesus não lhe perguntou quantos bens ele tinha. Podia ser muito ou pouco. Portanto, a mesma frase é dirigida também a nós, não importa quanto temos. Se quisermos ser perfeitos seguidores de Jesus, devemos ter os pobres como nossos prediletos e oferecer-lhes o que temos: tempo, bens materiais, nossos talentos, nossa oração e nossas riquezas espirituais aos que são pobres de Deus.
Apolonio Carvalho
domingo, 16 de agosto de 2015
NÃO EXCLUIR NINGUÉM DA NOSSA CARIDADE
A caridade não faz acepção de pessoas, não escolhe a quem atingir. Mas, necessita de nós para chegar a todos.
Os heróis da Caridade, como Francisco de Assis, Terezinha de Jesus, Martin Luther King, Ghandi, Tereza de Calcutá e tantos outros, espalharam a caridade que se expande até hoje e produz frutos.
Podemos doar todos os nossos talentos, mas sem caridade serão apenas admirados. Se forem imbuídos de amor, produzirão frutos duradouros e serão portadores de felicidade.
Se a nossa caridade for dirigida até mesmo aos inimigos, ninguém ficará de fora. E Deus chegará a todos.
Apolonio Carvalho
sábado, 15 de agosto de 2015
A CARIDADE NÃO CONHECE LIMITES
Nenhum dicionário consegue definir a palavra Caridade com exatidão. Nem mesmo os de Etimologia.Pode-se usar também a palavra amor, mas é um amor de natureza divina. É a essência e o agir de Deus. Portanto, não conhece limites.É por essa razão que uma pessoa que cuida dos mais necessitados, que dá atenção a todos, é conhecida como pessoa caridosa.
Nosso erro é entender essa atitude como exceção, quando deveria ser a regra para todos.
Já imaginaram um mundo onde todos vivem a caridade?
Mas esse mundo existe e pode ser criado agora, por mim e por você, se a vivemos entre nós.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 14 de agosto de 2015
COMPREENDER CADA PESSOA
A convivência pacífica e harmoniosa tem como base a compreensão recíproca. Mas para compreender, é necessário conhecer e aceitar a pessoa como ela é.
Do mesmo modo que queremos ser compreendidos, devemos compreender.
Aqui entra em jogo a famosa Regra de Ouro, que está contida em todas as grandes religiões: "Fazer aos outros aquilo que gostaria que os outros fizessem a mim".
Vale dizer ou perguntar-se: Se eu estivesse na mesma situação o que gostaria que me fizessem?
Essa é a fórmula da compreensão, colocar-se no lugar do outro.Muito importante também não julgar as aparências e descobrir o positivo das pessoas.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
AMAR ATÉ CHEGAR À UNIDADE
O amor recíproco gera o maior fenômeno espiritual que alguém possa almejar: atrai a presença de Deus entre nós.
Foi uma promessa feita pelo próprio Jesus: "Onde dois ou mais estiverem unidos em meu nome, aí estarei no meio deles"(Mateus 18,20). Onde alguém se une em nome de Jesus, se une em nome do amor.
E aí acontece outro fenômeno extraordinário: a unidade. Já não somos muitos, mas um só. Um só coração e uma só alma; um só pensamento e uma só idéia, amar.
Porém, entre o dizer e o fazer, está no meio o saber perder. Saber perder o próprio "eu" para viver o outro e ser um com ele.
Apolonio Carvalho
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
NÃO PERCAMOS A CORAGEM POR CAUSA DOS FRACASSOS
Conheci um monge budista Tailandês, que deu um forte testemunho sobre Jesus Crucificado.
Ele disse que via a cruz como símbolo do fracasso de Jesus como líder. Depois, alguém lhe explicou que ali Jesus assumiu a dor de toda a humanidade, realizou a redenção e ressuscitou vencendo a morte, dando a todos, a chance de fazer a mesma experiência diante de qualquer dificuldade.
Ele entendeu então, que na cruz estava a chave para alcançar o Nirvana (O Paraíso para os budistas). A partir daí, passou a levar uma cruz em sua sacola a apresentá-la aos seus seguidores.
Essa concepção da cruz, do fracasso, faz com que eu enfrente tudo com coragem, sabendo que se tenho o Crucificado como modelo, terei sempre a Ressurreição à minha frente.
Apolonio Carvalho
terça-feira, 11 de agosto de 2015
AMAR COMO DEUS NOS AMA
A figura que melhor ilustra o amor de Deus por nós é a do pastor, que deixa as 99 ovelhas que estão bem na pastagem, e vai em busca da ovelha desgarrada. E não sossega enquanto não a encontra, coloca-a sobre os ombros e a leva de novo ao rebanho.
Assim Ele faz com cada um de nós, ama por primeiro, mesmo se não merecemos. Ele nos busca incessantemente, e quando nos deixamos encontrar por Ele, somos levados em seus ombros, que nos dá consolo e descanso. Leva-nos às pastagens verdejantes e nos reúne ao rebanho, à sua família.
A medida máxima do amor de Deus está em Jesus, o Bom Pastor, que deu a vida por cada um de nós. A parábola da ovelha perdida mostra que, se eu fosse a única pessoa na terra que necessitasse de salvação, Jesus teria dado a vida por mim.
Essa é a medida de amor que devemos ter uns para com os outros. A começar por aquele desgarrado, o mais distante, o mais necessitado do nosso amor.
O próprio amor há de nos sugerir a quem devemos amar. Busquemos a ovelha perdida.
Apolonio Carvalho
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
TRABALHAR JUNTOS PELA FRATERNIDADE
Unir as forças. Juntos vamos muito mais longe e temos maior visibilidade.
Alguém, que sozinho se torna notável naquilo que faz, corre o risco de perder-se nessa notoriedade. Perde o rumo de sua meta e satisfaz-se com o brilho pessoal.
A ação conjunta, ou agir só, mas em nome de um grupo e com seu sustento, cria um fenômeno saudável e promissor: a fraternidade.
Tudo que fazemos, pode ser em prol da fraternidade, isto é, o objetivo comum.
Não apenas o senso comum da cidadania, que já é muito bom. É algo mais, é a consciência que somos filhos de um único Pai.
Apolonio Carvalho
domingo, 9 de agosto de 2015
CRESCER NA CARIDADE
Devemos preencher nosso coração com a Caridade, para que todas as nossas ações sejam permeadas por ela.
Quem deixa crescer em si o rancor e o ódio, por eles é corroído e perde a paz.
Quem ama é justo, se é justiça que deseja; quem ama possui a verdade, se é ela que procura; quem ama é puro, pois quem ama não peca; quem ama vê o belo, pois a verdadeira beleza está no amor; quem ama é feliz, porque a felicidade se alcança e não se ganha; quem ama vive, porque o amor é Vida.
Sejamos imitadores de Deus, amemos!
Apolonio Carvalho
sábado, 8 de agosto de 2015
NÃO RESIGNAR-SE À MEDIOCRIDADE
"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."(Ap 3,16)Essa frase ameaçadora do Apocalipse, mostra simplesmente que Deus não quer que sejamos medíocres.Os nossos afazeres no dia a dia, correm o grande risco de tornarem-se apenas uma rotina sem sentido.
Para que isso não ocorra, faz-se necessário uma atitude renovadora, um salto de qualidade em cada pequeno gesto.
Chiara Lubich nos ensinou muitas expressões que nos impulsionam a estar sempre no amor. Eis algumas:
"Amar-te meu Deus, importa"; "Por ti Jesus"; "És tu Senhor, meu único Bem."
Se antes de cada ação repetimos uma dessas expressões, renovamos no amor qualquer nossa ação, pequena ou grande.
Apolonio Carvalho
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
SER MISERICORDIOSOS
A misericórdia é o amor que transborda de nosso coração.
Quem busca entender a essência do amor que se encontra em Deus, consegue perdoar sempre.
Mas a misericórdia não é somente perdoar, é ter compaixão, ser paciente e saber esperar o tempo do outro.
De todas as matizes do amor, a misericórdia é uma das que agrada muito a Deus, pois Ele a prefere mais que o sacrifício: "Misericórdia é o que quero, e não o sacrifício"(Mt 9,13).
Há quem pense que a miseircórdia não combina com a justiça, porque a justiça deve punir. Ora, uma mãe que corrige um filho, não o pune por ódio, mas por amor. Mesmo se em seu coração já o perdoou. Isso é misericórdia.
Apolonio Carvalho
quinta-feira, 6 de agosto de 2015
AMAR, MESMO SE CUSTA
Há certos momentos que nos custa amar, fazer o bem, construir a paz.
O amor que comporta uma superação, que às vezes tem um gosto amargo, é um amor provado pelo fogo. É como o ouro fundido e transformado em peça valiosa.
Amar e servir à família, aos amigos, a quem me é favorável, a quem me ama, é fácil. Amar o antipático, o intolerável, o inimigo, é difícil, mas agrada muito mais a Deus porque destrói o mal e gera paz.
Amar quando estou bem, com saúde, sem dificuldades, é até prazeroso. Amar indo além da dor, é contribuir para a redenção do mundo.
Apolonio Carvalho
Assinar:
Postagens (Atom)