Aplicativo para Android

Baixe o Passa Parola - Focolare para Android e visualize a passaparola do dia, bem como as meditações deste blog.

Baixe já via Google Play:

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

CRER NA MISERICÓRDIA DE DEUS

Chegamos ao último dia do ano. Um dia de reflexão, de agradecimento. Não podemos voltar atrás para reparar os erros e nem podemos reviver os bons momentos. Tudo deve ser colocado na misaricórdia de Deus. Ele aceita tudo: nossos acertos e quedas, nossas vitórias e derrotas, nossas alegrias e dores. Porém, temos a grande chance de recomeçar, não a partir de amanhã, mas ainda hoje. Para Deus, existe a possibilidade do operário da última hora ganhar o mesmo salário que os outros. Leiam a Parábola dos operários da última hora (Mt 20, 1-16). Portanto, para quem acredita na misericórdia de Deus, o ano de 2014 pode ser resgatado com saldo bem mais que positivo. Não importa o que vivemos de bom e de ruim. Não importa o que fizemos ou deixamos de fazer. Importa recomeçar hoje, sem esperar o novo ano, acreditando que para Deus tudo é possível. Apolonio Carvalho

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

AMAR DESINTERESSADAMENTE

Muitas vezes já falamos de amor desinteressado, mas vale a pena repetir. Quem ama verdadeiramente, no sentido que coloca-se a serviço de todos, não deve ter nenhuma pretensão. Deve ser um amor totalmente livre, desapegado até de receber um agradecimento. Ora, quem ama, ama porque é amor e não para ter reconhecimento, gratidão ou qualquer outra retribuição. Eu sei que é difícil ter essa concepção do amor, mas existe um modelo de desprendimento total, de doação e gratuidade sem limite. É Jesus Crucificado e Abandonado. Ele está ali na cruz por amor extremo e não espera nada antecipadamente. Ele espera pacientemente até que cada um de nós aceite ser amado por Ele. Esse é o nosso modelo de amor desinteressado. É difícil, mas é possível.

Apolônio Carvalho

AMAR DESINTERESSADAMENTE

Muitas vezes já falamos de amor desinteressado, mas vale a pena repetir.
Quem ama verdadeiramente, no sentido que coloca-se a serviço de todos, não deve ter nenhuma pretensão. Deve ser um amor totalmente livre, desapegado até de receber um agradecimento. Ora, quem ama, ama porque é amor e não para ter reconhecimento, gratidão ou qualquer outra retribuição.
Eu sei que é difícil ter essa concepção do amor, mas existe um modelo de desprendimento total,  de doação e gratuidade sem limite. É Jesus Crucificado e Abandonado. Ele está ali na cruz por amor extremo e não espera nada antecipadamente. Ele espera pacientemente até que cada um de nós aceite ser amado por Ele.
Esse é o nosso modelo de amor desinteressado. É difícil, mas é possível.

Apolonio Carvalho

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

SERMOS GENEROSOS

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 3,12-21)

Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.
18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.

sábado, 27 de dezembro de 2014

TER UMA CARIDADE INTELIGENTE

Os mistérios de Deus devem ser penetrados primeiro com a fé e depois com a inteligência. Mesmo se esses momentos são praticamente simultâneos e indistinguíveis. Da mesma forma é a vida da Caridade. O nosso amor deve ser movido pela fé, mas ao mesmo tempo devemos ter um amor inteligente. O primeiro passo de um amor inteligente é reconhecer a presença de Jesus em cada um. Depois, amar a todos sem distinção, ter a estratégia do "fazer-se um", não esperar ser amado mas tomar sempre a iniciativa amando por primeiro, amar como a si mesmo e, o mais difícil, amar o inimigo.1 Um amor que tem essas 6 características vence o mundo, vence a morte, porque vence antes de tudo a nós mesmos. Apolonio Carvalho 1 Arte de amar segundo Chiara Lubich.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

NÃO VOLTAR ATRÁS

"Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto ao reino dos céus."(Lc 9,62) Essa afirmação de Jesus é forte e radical. Ela se refere à vida do amor mútuo, que é a vontade de Deus mais desejada por Ele. De fato, não podemos encontrar desculpas para não amar, perdoar, recomeçar. Qualquer justificativa, por mais lógica e racional que possa parecer, é vã diante dessa vontade de Deus suprema: Amai-vos uns aos outros. Vivamos o espírito natalino da forma mais sublime, apefeiçoando o nosso modo de relacionar-nos com todos. Destilando amor, mesmo entre lágrimas ou dificuldades, sem deixar-se contagiar pelo desânimo ou pelas ditas "nossas razões". Façamos desse dia um monumento ao amor recíproco, começando pela parte mais difícil, oferecer e pedir perdão. Apolonio Carvalho

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

PREPARAR-SE PARA A VINDA DO SENHOR

Hoje estamos à espera de alguém muito importante.
Deus preparou a sua vinda entre nós durante séculos: escolheu um povo e o preparou. Enviou profetas, prescreveu regras, instituiu cultos religiosos, cultivou bons sentimentos em seus corações e enviou-lhes anjos mensageiros.
Mesmo assim, quando Jesus chegou não encontrou acolhida e ao nascer foi colocado em um cocho onde comiam os animais. Preparemos nossos corações para recebê-lo bem. Eliminemos todos os sentimentos que nos fazem feios por dentro: rancor, ódio, inveja e tudo que deles decorre, como inimizades, distanciamento, julgamentos e condenações.
Enfim, façamos de nossos corações um berço de ouro e não uma manjedoura. Demos a Jesus um lugar digno. Preparemos nossos corações para a chegada do Amor.
Apolonio Carvalho

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NÃO MARGINALIZAR NINGUÉM

O fato de alguém considerar-se de uma determinada categoria de pessoas, já discriminar inconscientemente todas as outras de categorias inferiores.
Se intencionalmente faz escolhas entre as pessoas, discrimina de forma mais evidente. E ainda, se exclui alguém por ser de raça, cor, classe social, religião ou idade diferente, comete um pecado social.
Somos todos iguais e assim devemos nos sentir e nos tratar. Se alguém encontra-se em uma situação diferente da minha, por escolha ou contingência da vida, isso não muda em nada a sua essência. 
Deus nos considera todos seus filhos, sem excessões e sem acepção de pessoas. Ele faz chover sobre ricos e pobres, sobre bons e maus, sobre justos e injustos. E somente Ele pode julgar a nossa consciência.
Portanto, lembremos que diante de Deus somos todos iguais. Não julguemos a aparência, pois niguém é capaz de conhecer a intenção do outro sem que ele a revele.

Apolonio Carvalho

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DIFUNDIR AO NOSSO REDOR CALOR E ESPERANÇA

O que necessitam as pessoas que estão ao nosso redor?
E o que podemos oferecer?
Essa é uma boa reflexão para o período natalino. O que podemos doar?
Devemos encontrar uma resposta que sirva para todos. Parentes, amigos, pobres e ricos.
Duas coisas são imprescindíveis nesta época em que vivemos: calor humano e esperança.
O calor humano aquece os orações e os relacionamentos. A esperança traz o entusiasmo necessário para recomeçar, para acreditar em boas mudanças e novos projetos.
Distribuamos esses dois presentes a todos que cruzarem nosso caminho. Busquemos dentro de nós a chama do amor de Deus e façamos com que se alastre. Olhemos para frente junto com o outro, para que o horizonte da esperança tenha uma amplitude maior.


Apolonio Carvalho

domingo, 21 de dezembro de 2014

TER UMA CARIDADE CRIATIVA

O amor inventa mil maneiras de servir o outro.
Faz tudo com equlíbrio, porque não quer somente agradar, mas suprir as necessidades reais de cada um.
Quem procura apenas agradar, não ama com amor puro, pois torna-se permissivo de forma negativa, deixando o outro mal acostumado.
O amor verdadeiro sabe dizer Sim e sabe dizer Não. Por isso é formativo e criativo ao mesmo tempo.
Procura todos os meios, usando a criatividade que lhe é peculiar, para que nada falte ao irmão.
A sua versatilidade é tanta que consegue agir no coletivo, fazendo com que cada um sinta-se amado de forma individual.

Apolonio Carvalho

sábado, 20 de dezembro de 2014

ATENÇÃO AO SOFRIMENTO DOS OUTROS

A vida em grupo nos faz mais sensíveis à vida do outro.
A ajuda mútua é a característica mais visível em um grupo coeso, onde todos se preocupam com todos. Quando isso acontece chamamos isso de vida em comunidade. Onde todos tem tudo em comum.
Não é necessário privar-se do que é seu para viver em comunidade. Basta a sensibilidade aos problemas e sofrimentos dos outros.
Desse modo já nos dispomos a colocar em comum o que é necessário, para que não haja necessitados entre nós.
Dizia-se dos primeiros cristãos: Vede como se amam e tudo entre eles é colocado em comum. Não há indigentes no meio deles.

Apolonio Carvalho

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

FAÇAMOS DE TUDO PARA AJUDAR OS NECESSITADOS

Podemos ajudar o necessitado com uma pequena esmola, para ajudá-lo a sobreviver ou, podemos ajudá-lo a erguer-se à dignidade de cidadão e de filho de Deus.
A nossa atitude, quando ajudamos alguém, pode ser a de viver a regra de ouro contida nas grandes religiões: "Fazer aos outros aquilo que gostaria que fosse feito a mim."
Em outras palavras, colocar-se no lugar do outro, sentir o seu problema como próprio.
Na maioria da vezes, não temos a solução de seu problema, mas a intenção deve ser essa.
Quando nos colocamos no lugar do outro, ele sente-se amado e estimulado a resolver sua situação. Esta é uma mensagem que vai de coração a coração, porque intermediada por Deus.

Apolonio Carvalho

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

DAI E VOS SERÁ DADO (Lc 6,38)

Doação, para muita gente, tem o significado de privação. Não deixa de ser verdade. Porém, quando é feito por amor, essa privação transforma-se em libertação.
No ato de doar ganha-se mais do que se perde. Principalmente na sensação de liberdade e dever cumprido. Mas também porque, vendo o outro feliz, a tua felicidade é duplicada.
Quando doamos tendo a vontade de Deus como motivação primordial e agimos sem nenhum interesse de retribuição, isto é, com um amor puro, o cêntuplo de Deus chega impreterivelmente.
Ele prometeu que quem deixa tudo por amor à sua vontade, terá cem vezes mais o que doou. Experimento isso em minha vida desde a juventude.

Apolonio Carvalho

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CRER QUE SOMOS TODOS IRMÃOS

Deus, mesmo sendo todo poderoso e o criador do universo, coloca-se diante de nós na condição de Pai.
Age a todo momento como pai que ama infinitamente seus filhos. Proteje-os, consola-os e guia-os para que vivam sempre em sua presença.
Se Deus se coloca em condição de pai, por que nós não nos colocamos na condição de filhos e de irmãos e irmãs que se amam?
Seria muito melhor para todos. Repetiríamos como os primeiros cristãos que cantavam o salmo 133 onde diz "Como é bom e agradável para os irmãos viverem juntos e unidos."
Realmente só temos a ganhar. Viver como irmãos é antecipar a vida do Paraíso na terra. É fazer a vontade de Deus aqui na terra como é feita no céu.

Apolonio Carvalho

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PREVENIR AS NECESSIDADES DO OUTRO

O amor se antecipa às necessidades dos irmãos. Não espera que a ajuda se torne necessária, mas previne a sua urgência.
Devemos fazer isso sobretudo ajudando o outro a prevenir ele mesmo as suas necessidades básicas, como também a alcançar seus projetos e seus sonhos.
Ensinando, apoiando, dando oportunidades. São muitas as maneiras de ajudar alguém.
Devemos evitar o assistencialismo alienante e que vicia. Fazê-lo com parcimônia quando necessário, mas ajudando a pessoa a sair da dependência em breve tempo.
Lembremos de fazer as  coisas, reconhecendo Jesus em cada um. Isso nos dá o equilíbrio adequado para cada situação.

Apolonio Carvalho

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COLOCAR À DISPOSIÇÃO O NOSSO TEMPO

A comunhão é um sinal visível da fraternidade. Quando se ama mutuamente, espontaneamente nasce a comunhão. Comunhão de vida, de experiências, de idéias, de bens materiais e espirituais.
Quando pensarmos que nada temos, lembremos que temos o nosso tempo e disponibilidade. Se nem isso tivermos, lembremos que doar as nossas necessidades por amor, também é comunhão.
Enfim, sempre podemos estar em atitude de doação.
Além do mais, cada um tem a sua medida. E para Deus não importanta se damos um tonel ou um dedal, importa que aquela medida, seja o nosso tudo.

Apolonio Carvalho

domingo, 14 de dezembro de 2014

AJUDAR CONCRETAMENTE QUEM PRECISA

O nosso amor nâo pode permanecer em um plano de idéias, mas deve tornar-se concreto, atuado no quotidiano.
A nossa atitude de amor deve ser constante, não fragmentada em momentos especiais de solidariedade humana, que também são de suprema importância.
Devo ser o amor e não apenas ter amor. Desse modo, tudo o que fizer, a qualquer pessoa que cruzar meu caminho durante o dia, será um gesto concreto de amor.
Escutar, compreender, ensinar, ajudar, ser solidário, partilhar momentos de alegria ou de dor, enfim, fazer-me um com todos, reconhecendo neles a presença de Jesus e dirigindo a ele o meu amor.

Apolonio Carvalho

sábado, 13 de dezembro de 2014

TESTEMUNHAR QUE DEUS É AMOR

Deus nos ama imensamente.
E devemos testemunhar o seu amor, para que os outros creiam.
É fácil acreditar nesse amor, quando somos agraciados pelo sucesso de nossos projetos. Mesmo se, às vezes, nem lembramos de agradecer.
Porém, é muito mais difícil reconhecer esse amor estando na dor.
Deus não permite nada que não seja para um bem maior. E quando estamos no meio da escuridão, se perseverarmos na fé, veremos a sua luz ainda mais intensa.
De fato, acender uma vela diante da luz do sol não se vê a sua utilidade, mas quando está escuro, a sua luz nos permite andar sem tropeçar.
É nos momentos mais difíceis que o testemunho do amor de Deus por nós convence. Foi pregado numa cruz que o amor venceu a morte e venceu o mundo. Alí está o testemunho do amor extremo, o amor de um Deus por todos e por cada um.

Apolonio Carvalho

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

VIVER A NOSSA FÉ COM RADICALIDADE E AUTENTICIDADE

Ter fé não é apenas acreditar. Ter fé é viver com coerência todos os preceitos inerentes à crença que dizemos ter.
É aceitar as regras que vem juntas no mesmo pacote. Porém, aqui merece uma ressalva. Algumas regras foram criadas pelos homens e adicionadas à fé como se viessem de Deus.
Então, como podemos ter o discernimento para viver bem a nossa fé? - Amando.
O amor nos dá a luz para fazer escolhas.
Quem ama nâo peca. Está escrito. O amor cobre uma multidão de pecados. Também nos foi ensinado.
Muito lhe foi perdoado, porque muito amou. Disse Jesus à mulher pecadora.
Enfim, podemos concluir que ter fé é acreditar e viver o amor.

Apolonio Carvalho

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

TEMOS SEMPRE ALGO A DOAR

O ato de doação nos faz crescer porque nos liberta.
Todos nós temos sempre algo que podemos doar. E além das coisas materiais, que muitas vezes ficam em segundo plano na escala de prioridades, podemos doar muito. O nosso tempo e disponibilidade, um sorriso ou um afago na hora certa, a nossa atenção e escuta, a nossa compreensão e confiança. E ainda, os nossos talentos, a nossa competência profissional, os nossos dons espirituais, e por fim, a nossa própria vida.
Tudo isso tem valor se feito por amor. Amor puro que não espera nada em troca.

Apolonio Carvalho

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

AQUILO QUE É SUPÉRFLUO PERTENCE AOS POBRES (S. Agostinho)

SUPERA A NATUREZA

"Ama o próximo como a ti mesmo". É uma tensão continua porque a nossa natureza ama a si mesma.
Não raro, a imprensa noticia desastres, terremotos, ciclones que fazem vítimas, feridos, desabrigados.
Porém, uma coisa é quando isso acontece com os outros, e outra quando acontece com a gente.
E mesmo podendo oferecer algo para socorrer os outros, nós não somos eles.
Amanhã poderá acontecer o contrário: eu num leito de morte se isto me for concedido e os outros fora, ao sol, gozando a vida como podem.
"Ama o próximo como a ti mesmo": tudo o que Cristo nos mandou fazer supera a natureza, assim como ela é agora.

Chiara Lubich

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

É NECESSÁRIO TUDO AQUILO QUE POSSÚO?

É muito saudável, de vez em quando, fazer uma revista no guarda-roupa, na casa, para ver se não estamos acumulando coisas supérfluas.
Pessoalmente, faço isso com uma certa regularidade e confesso que me faz muito bem. Ajuda-me a estar no essencial, a não ter apegos. É um bom exercício para manter o coração livre, despojado de tudo.
Isso me leva não só a doar o que tenho como supérfluo, mas também a compartilhar até aquilo que me é necessário, pois o amor ao irmão não conhece limites.
Portanto, fazer constantemente uma rápida análise do próprio coração, para ver se tem algum apego e libertá-lo do peso das coisas desnecessárias.

Apolonio Carvalho

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ASSUMIR COMO PRÓPRIAS AS NECESSIDADES DOS OUTROS

Se existe o amor recíproco, assumo como meu tudo o que diz respeito ao outro. As suas alegrias e dores, as suas conquistas e fracassos, as suas dúvidas e angústias, o seu sucesso.
A comunhão é a marca daqueles que se amam. Ela transborda e vai além do círculo familiar e das amizades. Chega ao sofredor anônimo, ao indigente marginalizado e ao desconhecido que carece de ajuda.
Assumir as necessidades do irmão nos ajuda a evoluir individualmente e coletivamente, pois o amor é a característica do povo de Deus e da mais alta civilização.
 
Apolonio Carvalho