Aplicativo para Android

Baixe o Passa Parola - Focolare para Android e visualize a passaparola do dia, bem como as meditações deste blog.

Baixe já via Google Play:

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

COMPREENDER CADA PESSOA

A convivência pacífica e harmoniosa tem como base a compreensão recíproca. Mas para compreender, é necessário conhecer e aceitar a pessoa como ela é. Do mesmo modo que queremos ser compreendidos, devemos compreender. Aqui entra em jogo a famosa Regra de Ouro, que está contida em todas as grandes religiões: "Fazer aos outros aquilo que gostaria que os outros fizessem a mim". Vale dizer ou perguntar-se: Se eu estivesse na mesma situação o que gostaria que me fizessem? Essa é a fórmula da compreensão, colocar-se no lugar do outro.Muito importante também não julgar as aparências e descobrir o positivo das pessoas. Apolonio Carvalho

Um comentário:

  1. Estava de saída de um trabalho para o outro e já um pouco atrasado, quando chegou uma senhora com sua filha e um neto, meio desesperados porque um médico particular lhe havia diagnosticado uma doença bastante grave, e no centro de saúde do bairro não quiseram iniciar o tratamento sem o nosso parecer, por ser uma doença de notificação compulsória.
    "Perdi" alguns minutos, para entender bem a sua angústia e dar explicações que pudessem tranquilizá-los. Comprometi-me a atendê-la logo cedo na segunda feira e iniciar imediatamente o seu tratamento, explicando-lhe que nada aconteceria nesses dois dias que pudesse piorar sua situação e que poderia esperar com tranquilidade.
    Procurei colocar-me no seu lugar, para entender o que dizer e que atitude tomar.
    Os funcionários, vendo a minha atitude, fizeram o mesmo e me disseram que eu poderia ir que eles proviidenciariam todo o resto a ser feito.

    ResponderExcluir